sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O senhor é petista, professor?

Partido dos Trabalhadores 13


baitasar



Curiosidade? Preconceito? Meu aluno precisa da resposta.

Eu sou um petista?

Sou um homem apaixonado com aquela geração de jovens, mulheres e homens, alguns meninos ou meninas, adolescentes de outro tempo, que ousaram enfrentar a ditadura militar e refundaram a política brasileira. Lutavam por liberdade! Essa que vivemos hoje. Foram e são nomeados de subversivos e bandidos pelos mesmos que hoje nos chamam de corruptos e ladrões! Nos tempos da luta armada eu não estava em suas fileiras, me arrependo disso. Meus interesses coletivos eram o handebol e o atletismo. Um jovem professor de educação física envolvido com bolas, corridas, saltos e arremessos.

Não, eu não fui um petista.

Minhas leituras? Piaget, psicomotricidade, ginástica, recreação, nutrição, maratonas, táticas de ataque e defesa, jogadas ensaiadas, treinamentos com chuva ou sol no Capão do Corvo (sempre gostei deste apelido carinhoso para o Parque Municipal Getúlio Vargas). Minha teoria e prática esportiva estava fundamentada nas leituras disponíveis naqueles anos. Fiz um bom e honesto trabalho, honrava o operário metalúrgico que me fizera chegar à Universidade Pública. E a mulher que se dedicara aos filhos.

Descobri o Partido dos Trabalhadores em 1989, e também, o homem-político que venho acompanhando e elegendo, às vezes não conseguindo, Olívio Dutra. Democracia é assim, nem sempre temos as respostas. Ou propostas. Fui descobrindo o PT de Porto Alegre, 1990, 1991, 1992... as conversas com Paulo Freire, os estudos de Vygotsky, pela primeira vez olhei a história e vi que o PT surgiu muito antes: o Partido dos Trabalhadores vem dos homens e mulheres torturados na ditadura, desaparecidos, mortos. Ele vem das lutas Comunistas! Tem na sua história Getúlio e os direitos dos trabalhadores. Um partido com o DNA dos trabalhadores.

Ah, os trabalhadores!

Todos somos trabalhadores, ou não? Sim, todos somos trabalhadores, mas alguns conquistaram mais direitos que outros, e muitos ainda continuam escravizados. Ao longo da História – ah, esses professores e professoras de história têm tanta coisa para discutir com seus alunos e alunas – da humanidade, os trabalhadores vêm alcançando vitórias importantes. No Brasil, nos anos 30, 40 e 50, século XX: Getúlio Vargas e a CLT. Um político imenso com as suas contradições. Nos anos 80, 90 e... com o Partido dos Trabalhadores e a CUT.

Foi nos anos 90 que me apresentei como um soldado para o partido, mas não fui aceito. Meus fundamentos teóricos eram frágeis – continuam frágeis – num tempo em que o partido deliberava aos seus líderes. Aqui, minha primeira desilusão, nestes dias atuais de exercício do poder, os líderes têm deliberado ao partido. E parte da militância cresceu acreditando na força da conhecença e sabença dos líderes e, secundariamente, na força das discussões dentro do partido
 – e mais superficialmente na força do Povo. 
Deseducamos nossos jovens. Esquecemos de fazer política COM o Povo, nos contentamos em fazer política PARA as pessoas mais humildes e pobres. 

Foi quando nos tornamos quase iguais aos demais partidos com seus ícones. Uma conta que tem o seu preço. Assim, chego no tempo do maior ícone político desses meus dias: Lula. Outro político imenso, um operário das articulações. Sensível e profundo conhecedor do povo brasileiro. Iniciamos o século XXI com Lula e o Partido dos Trabalhadores ocupando 
na República importantes espaços políticos nunca dantes imaginados pelos homens e mulheres que conservaram o Brasil e o seu Povo num atraso histórico: UDN, ARENA, PDS e PSDB.

Nas mãos e mentes destes senhores e senhoras, sempre fomos e seríamos o País do Futuro, da miséria e da fome! Um povo de desdentados, com altíssima taxa de mortalidade infantil, analfabetos, salários indignos, desemprego, inflação descontrolada, mas com uma imprensa pronta, usando o rádio, a televisão, os jornais (e agora, a internet), para nos convencer que existe um custo para que milhares de brasileiros sejam felizes: milhões de brasileiros e brasileiras precisavam continuar com fome e na miséria!

Foi quando descobri que SOU PETISTA!

Em 2014 o Brasil saiu do mapa mundial da FOME!

É pouco?

Queremos mais, mudar mais!

É... gosto disso, continuar mudando. Por isso, não consigo acreditar que homens e mulheres históricos com essa luta anunciem ou se omitam – qual a diferença? – apoiando o PSDB!

Os egoístas de sempre forjados pelo analfabetismo político!

Os eleitores forjados pelo jornalismo da RBS, Globos e afins, não precisam declarar seu voto, ele está no olhar. Quem assina VEJA e revistas afins, foi transformado num analfabeto político. São boas pessoas, queridas, mas não se veem construindo algo coletivo, neoliberais que no máximo conseguem pensar no bem-estar comum. Isso sim, em parte, é culpa do PT. Acho que o muda mais deveria começar por aí, a participação popular e dos movimentos sociais, mas sem auditório. A participação popular com plenárias constituintes desse PT que luta e vence a FOME!

Sim, eu sou Petista!

A próxima luta (sempre teremos uma próxima luta)?

Contra a Miséria!

Claro, depois de elegermos a Dilma!

Eu sou 13!




Mauro Marques


______________________


Inocente... não sabe nada! Acredita que o PSDB mudou!






Nenhum comentário: