domingo, 5 de outubro de 2014

O baitasar tem lado!

Eu voto no 13!


baitasar


Por quê?

O direito a educação passou a ser tratado abertamente através do Programa Bolsa Família. Trouxe para o centro das discussões questões relevantes para a sua concretização: o direito à diferença, o direito à igualdade de oportunidades, o direito de acesso e permanência, o direito à educação de qualidade.

Exclusão escolar X Inclusão escolar, uma reflexão necessária, um desafio que precisa ser enfrentado, bem como as tensões provocadas entre todos os personagens na escola, por políticas públicas que garantam esse direito com qualidade em uma sociedade desigual e injusta.

Esse é o nosso desafio como educadores: a mediação desses conflitos. Enfrentar a histórica exclusão escolar e social em nossas escolas, evitando reproduzir as desigualdades sociais, cientes da nossa diversidade.

O Programa Bolsa Família reduzindo a pobreza gera desenvolvimento social e econômico, vincula como condição essencial exigir que as famílias contempladas mantenham os filhos, em idade escolar, na escola. Com um mínimo de frequência de 85%. A criança que estuda passou a ser uma fonte de renda para a família. Os semáforos no trânsito começaram a perder os seus frequentadores pedintes.

Parece pouco?

No que diz respeito a educação, os personagens vinculados com alunos bonitos, interessados e cheirosos sentem-se chocados com a chegada de alunos e alunas desinteressado(a)s, nem tão bonito(a)s nem tão cheiroso(a)s. E sem maiores reflexões atribuem a família – ou a falta dela – o fracasso escolar pelo abandono e repetência: 


“Quem educa é a família!”

Aqui, cabe uma pergunta:

E a escola faz o quê? Deseduca?

Enfrentar a pobreza dentro de uma sociedade capitalista não é fácil, mas programas onde saúde e educação se aliam para atender sua população de crianças pode iniciar por mudar essa lógica perversa de desigualdades e exclusão, em que a escola historicamente esteve alinhada.


______________________


A primeira da família a obter diploma







Mudando o rumo da família




Nenhum comentário: