segunda-feira, 23 de junho de 2014

a qualidade do “jornalista” e o grau de “imparcialidade” da sua prática jornalística


DANTAS: FOLHA E
CONTI TÊM UMA LÓGICA


Conti se senta no Panteão de Roberto Campos, Francis e o dos múltiplos chapéus. É a Gloria in Excelsis !


Conversa Afiada





Imagem que ilustra a matéria da BBC: a Gloria Superior


A Fel-lha (*), o Globo Overseas e o Mario Sergio Conti não cometeram apenas uma tolice, como disse o auto-proclamado tolo.

A tolice da Fel-lha, do Globo e de Conti têm uma lógica.

A lógica em que se sustentam o PiG (**) e seus interesses.

Um desses interesses é Daniel Dantas.

Conti dirigiu o detrito de maré baixa, onde deu crédito a entrevista que não passaria na peneira de um jornaleco de província – como demonstrou de forma irrefutável Paulo Nogueira.

Teve breve passagem no Jornal do Brasil, quando ajudou a enterrá-lo.

E dirigiu e apresentou o “Roda Morta”, quando foi mais tucano do que nunca.

E foi glorioso repórter da Fel-lha (o mau hálito está como as marginais (sic) de São Paulo).

Trata-se, portanto, de um exemplar exuberante de piguismo.

Neste momento, ele é colonista (***) simultaneamente do Globo e da Fel-lha, o que o coloca num panteão que só ocuparam Roberto Campos (que não teve uma única ideia que, antes, não tivesse sido formulada em inglês), Paulo Francis, vítima de infarte inoculado pela Petrobras …, e Elio Gaspari, Mestre de Conti e o de múltiplos chapéus, que fez de Geisel e Golbery o Washington e o Jefferson, fundadores da Democracia brasileira.

Excelsa companhia !

Portanto, a “barriga” de Conti é exemplar – nela se abriga a lógica do PiG.

Que virou notícia de televisão: abriu o Domingo Espetacular:




ELES CONFUNDEM ATÉ JORNALISTA! VEJA COMO É A VIDA DOS SÓSIAS


E, finalmente, a Gloria Superior: foram todos parar na seção de escárnio da BBC (que já tinha acabado de desmoralizar o Mainardi):




WORLD CUP 2014: BRAZIL BEMUSED BY INTERVIEW WITH ‘FAKE SCOLARI’

Mas, onde Conti se lançou rumo ao estrelato internacional foi mesmo na Fel-lha (a bílis se deteriora com a rapidez com que somem os anúncios …).

A Fel-lha e ele se unem de forma irremediável a esse Grande Herói do PiG e do Supremo Tribunal Federal: Daniel Dantas.

É o que demonstra amigo navegante que acompanha essas carreiras que se entrelaçam – de Dantas, Conti e da Fel-lha – e enviou o seguinte comentário:



Paulo Henrique,

A respeito da imensa repercussão de uma das maiores barrigas jornalísticas que se tem notícia, a do jornalista Mario Sérgio Conti, li com atenção o artigo do Paulo Nogueira reproduzido no seu Conversa Afiada.

Há muitos outros “pecados capitais”, que talvez você desconheça … Um deles relacionado a alguém que você conhece muito bem.

Em 30 de agosto de 2000, a Folha de S. Paulo publicou o mais laudatório “perfil” de Daniel Dantas de que se tem notícia.

Página inteira ou página dupla, não me lembro bem, mas a autoria do artigo é de Mário Sérgio Conti:



DANTAS ADMINISTRA INVESTIMENTO DE R$ 4 BI


Da leitura do “perfil” nota-se que Conti penetrou na intimidade de Dantas e aceitou todo o tipo de versão que ele e sua turma gostam de contar.

Conti só não conseguiu superar o Bajulador Jurídico e sua Ilustre descendência.

O interessante é que, 20 dias antes, o mesmo Mário Sérgio Conti publicou 2 matérias na mesma Folha, relatando o início do desmascaramento do Opportunity Fund nas Ilhas Cayman.

A primeira delas é esta aqui:



EX-SÓCIO ACUSA DANIEL DANTAS DE FALSIFICAÇÃO


Ela focava em uma “acusação de que Dantas falsificou documentos” que teria sido feita por ex-sócio.

Alguns dias depois, em 19 de agosto, Conti se vê na contingência de relatar que “Dantas é condenado pela Corte de Cayman”, ao invés de “sócio acusa Dantas de falsificação”:



DANTAS É CONDENADO PELA CORTE DE CAYMAN

Na matéria, Conti fala do Her Majesty Privy Council, onde os advogados do Opportunity “imediatamente” apresentariam recurso contra a decisão judicial unânime que lhes foi desfavorável.

Conti cobriu o início de um dos maiores escândalos econômicos do Brasil.

Mas, depois, preferiu não cobrir o caso.

Como é do conhecimento do mundo mineral – diz o teu guru, o Mino Carta - o Opportunity, Dantas e sua irmã Veronica, foram realmente ao Privy Council duas vezes, e foram fragorosamente derrotados em duas sentenças definitivas que são “listed cases” em toda a Common Wealth Britânica, fazendo jurisprudência mundial.

Pior, as sentenças do Privy Council confirmam definitivamente sentenças judiciais em que Daniel Dantas e Verônica Dantas foram considerados mentirosos, falsificadores de fichas bancárias e desrespeitadores da Corte


(http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1172212-EI6578,00.html ehttp://oposicaonoparedao.blogspot.com.br/2006/10/condenao-de-dantas-explica-reportagem.html).

Mario Sérgio Conti cobriu o começo da história. Fez uma matéria como se fosse uma “acusação de ex-sócio”. Teve que dar uma matéria uma semana depois em cima de uma decisão judicial onde destaca o “apelo imediato” do Opportunity. Logo a seguir faz um perfil laudatório do banqueiro e NUNCA MAIS FALOU DO ASSUNTO.

O único caso entre brasileiros com uma sentença definitiva na Suprema Corte Britânica.

Um banqueiro brasileiro com uma sentença definitiva que o considera falsificador de fichas bancárias.

Nada disso pareceu ter relevância jornalística para Conti, para a Folha nem para nenhum outro veículo em que ele trabalhou.

(O Mino Carta jamais o contrataria, porque, parece, o chama, num romance, de “Soslaio”. E a Carta, a Teletime e você, no Conversa Afiada, são os únicos que tratam do Dantas condenado. (E merecedor de dois fulminantes HCs Canguru !)

(Clique aqui para ver a reportagem do jornal nacional, que Gilmar Dantas (****) ignorou para dar o segundo HC Canguru.)

Conti e a Folha também não cobriram os vínculos de Daniel Dantas com o Mensalão do Marcos Valério, com o Mensalão Mineiro, o Caso Kroll, a CPI dos Correios.

Acho que isso diz muito sobre a qualidade do “jornalista” e o grau de “imparcialidade” da sua prática jornalística – e de seus patrões.

Assinado,


não é da conta da Fel-lha, como diz você


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(***) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

(****) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. OLuiz Fucks que o diga.

Nenhum comentário: