segunda-feira, 19 de maio de 2014

sinto muito, mas o jornalismo do carapááálida é canalha!


Virada Cultural: velha mídia quer acabar com a alegria do povo


publicada segunda-feira, 19/05/2014 às 13:02 e atualizada segunda-feira, 19/05/2014 às 13:54

Escrevinhador




Público da Virada Cultural no Palco São João, no sábado à noite

Por Igor Felippe, no Escrevinhador

A Virada Cultural, que chegou à 10ª edição neste ano, é a principal atividade cultural da cidade de São Paulo. A jornada de 24 horas de música, arte, teatro, culinária e humor leva a cada ano milhões às ruas do centro da cidade.

O sucesso da Virada conseguiu mexer na relação dos paulistanos com o espaço público e com a cidade. Gente de todas as regiões e classes sociais passou a fazer das ruas e vielas do centro um lugar de diversão e lazer.

Arrisco a dizer que essa jornada anual está na raiz das manifestações que tomaram a cidade em junho, porque tirou muitos paulistanos dos shoppings e colocou nas ruas.

A Virada cumpre também um papel de contrapor o estigma do medo, da violência e do crack carregado pelo centro, que se torna polo cultural da cidade por 24 horas. Assim, ajuda a unir uma cidade cheia de contradições e problemas sociais. No entanto, não encerra essas questões.

São Paulo é uma cidade complexa de 10 milhões de habitantes, extremamente desigual e, consequentemente, violenta. Uma metrópole dessa dimensão, que não cresceu com base no planejamento urbano, se impõe de forma violenta a toda a população.

A intensa velocidade da vida, os problemas cotidianos, a raiva com o trânsito, o medo do crime, o trabalho pesado, a falta de tempo para o lazer estressam e frustram os paulistanos.

A grandiosidade da Virada Cultural abre justamente a porta para a população viver conjuntamente, uma vez por ano, um período que, de certa forma, rompe com a dinâmica do sofrimento cotidiano.

A questão é que a Virada não resolve os problemas da cidade. Aliás, não foi criada com essa pretensão… E os problemas da cidade se manifestam durante uma atividade que reúne milhares de pessoas, em forma de roubos, arrastões, brigas e agressões. Essas formas de expressão da violência da cidade, que se reproduzem diariamente em São Paulo, acontecem durante a Virada.

Essas acontecimentos são lamentáveis, mas correspondem à realidade cotidiana da cidade. E a Virada não é um evento isolado no tempo e no espaço, independente das contradições da cidade.

No entanto, a cobertura da velha mídia isola o evento do contexto e superdimensiona esses episódios, criando uma narrativa de violência generalizada e sem controle e irresponsabilidade do poder público. Paralelamente, apontam problemas na organização e na programação do evento, como atrasos e adiamentos.

A mídia constrói um raciocínio lógico que, ao mesmo tempo em que ignora o quadro geral de violência do dia a dia e deslegitima o evento, aponta como solução a extinção ou desidratação da Virada Cultural.

Para isso, a velha mídia cria um clima de medo e desmotivação para desmoralizar a atividade e desgastar a gestão do prefeito Fernando Haddad. Não é coincidência que a Folha apresenta hoje uma reportagem com a seguinte manchete: “Prefeitura não cogita acabar com a Virada, segundo secretário da Cultura”.

Participei das 10 edições da Virada Cultural. Nunca fui roubado, mas conheço pessoas que foram. Já tive que esperar dentro de um restaurante o término de uma briga, que se transformou em um arrastão. No entanto, partilhei momentos maravilhosos junto com amigos, ao lado de milhares de pessoas, em apresentações maravilhosas de grandes artistas.

A alegria do povo na rua, curtindo o show do Luiz Melodia e dançando os sambas de Monarco e Teresa Cristina, demonstra a riqueza da Virada Cultural, que deve ser fortalecida, inclusive como um motor cultural para enfrentar os problemas sociais vividos cotidianamente pelos paulistanos.

Leia outros textos de Geral, Plenos Poderes

Nenhum comentário: