sexta-feira, 12 de outubro de 2012

E agora...? e se... o julgamento dos vândalos... merda, esquece!


Boneco da Copa em Porto Alegre não teria sido danificado, diz delegado


Boneco foi desinflado pelo desligamento de um ventilador, podendo ser reutilizado sem necessidade de reparos de nenhuma ordem | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Igor Natusch no SUL21
O boneco inflável representando o mascote da Copa do Mundo de 2014, que acabou sendo pivô de confronto entre manifestantes e forças policiais no centro de Porto Alegre na última quinta-feira (3), não teria sido danificado pelas pessoas que participavam do processo. Segundo informações repassadas pelos proprietários da peça ao delegado da 17ª Delegacia de Polícia Civil, Hilton Muller, o boneco não sofreu perfuração alguma, tendo sido apenas desinflado pelo desligamento de um ventilador externo, que mantinha o material plástico cheio de ar. O boneco, devolvido à Opus Promoções, que representa as ações de marketing da Coca-Cola no RS, poderia até mesmo ser reutilizado sem problemas.
Em conversa com a reportagem do Sul21, o delegado disse estar aguardando a documentação oficial, o que deve ser enviado pela empresa proprietária da peça até o final desta semana. “O boneco tem um motor próprio, que teria sido desligado (por um dos manifestantes) durante a confusão. Então, o boneco naturalmente desinflou”, disse Hilton Muller. “Havia a possibilidade de que ele tivesse sido rasgado ou perfurado, mas as informações que recebemos dos proprietários do boneco é de que isso não teria ocorrido”, frisou. A informação chegou ao delegado na sexta-feira (4), embora não tivesse sido revelada oficialmente ate o presente momento.
Uma confirmação de que o boneco não foi danificado pelos participantes do ato Defesa Pública da Alegria enfraquece o argumento utilizado pelo comando da Brigada Militar, de que a repressão aos manifestantes foi necessária em um contexto no qual o mascote da Copa teria acabado por ser inutilizado. Nos dias seguintes ao ato, que havia transcorrido sem incidentes durante várias horas antes ao confronto, a prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir que a Coca-Cola, responsável pela ação publicitária que criou a réplica do mascote, enviasse um novo boneco para substituição do original supostamente avariado.
Na ocasião do conflito, o boneco chegou a ser cercado por vinte policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar. Após o confronto, o secretário estadual de Segurança, Airton Michels, deu declarações nas quais dizia não estar considerando a hipótese de excesso policial – postura desautorizada pelo governador Tarso Genro, que disse não aceitar atos de “prepotência e autoritarismo” e pediu aos participantes que relatem eventuais agressões à ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública.
Os manifestantes retornaram ao Largo no dia seguinte ao confronto e já organizam novas manifestações – a próxima delas, uma “missa de sétimo dia” para o boneco da Copa, deve ocorrer na próxima quinta-feira (11).
A reportagem do Sul21 fez repetidas tentativas de contato com a Opus Promoções, que está com o material plástico que constitui o boneco da Copa, mas não havia obtido retorno até a publicação da primeira versão desta matéria.

Nenhum comentário: