quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A ficção não consegue acompanhar a realidade humilhante e imbecil


Candidato republicano ao Senado dos EUA diz que gravidez em estupro é algo “que Deus quis”


Mourdock,  tesoureiro do estado e que faz parte do movimento conservador Tea Party, está em uma disputa acirrada com Donnelly nas eleições que ocorrem no dia 6 de novembro | Foto: Divulgação
Da Redação no SUL21
Richard Mourdock, candidato republicano ao Senado dos Estados Unidos em Indiana, disse em um debate de terça-feira (23) que “mesmo quando a vida começa com essa terrível situação de estupro, é algo que Deus planejou para acontecer.”
O comentário gerou críticas de seu adversário democrata, o deputado Joe Donnelly, bem como do candidato republicano à presidência Mitt Romney.
Mourdock,  tesoureiro do estado e que faz parte do movimento conservador Tea Party, está em uma disputa acirrada com Donnelly nas eleições que ocorrem no dia 6 de novembro.
O presidente do Comitê Nacional Democrata Debbie Wasserman Schultz classificou o comentário do republicano de “ultrajante e humilhante para as mulheres”.
Donnelly, por sua vez, disse que o estupro “é um crime hediondo e violento em todas as instâncias”.
“O Deus que eu acredito e o Deus que eu sei que a maioria dos moradores de Indiana acredita não planeja nunca que um estupro aconteça”, disse Donnelly em um comunicado após o debate. “O que o Sr.Mourdock diz é chocante, e é impressionante que ele seja tão desrespeitoso com os sobreviventes de um estupro”.
Na segunda-feira (23), Romney lançou comunicado contrariando a declaração de Mourdock. “O governo Romney não concorda com os comentários de Richard Mourdock, que não refletem seus pontos de vista”, disse o porta-voz do Romney, Andrea Saul.
Os republicanos precisam ocupar quatro cadeiras para ter maioria no Senado dos EUA, atualmente sob o comando dos democratas – ou três, se Romney for eleito à Casa Branca.
Em Missouri, o republicano Todd Akin, também candidato ao Senado, já havia feito declaração de que os corpos das mulheres possuem defesa contra a gravidez, quando sofrem estupro.
Mourdock emitiu uma declaração após o debate: “Deus cria a vida. Esse foi o meu ponto de vista.  Deus não quer que estupros aconteçam e de maneira alguma eu estava sugerindo que ele deseja isso. Estupro é uma coisa horrível e é um absurdo que tenham distorcido minhas palavras”, se defendeu.
Com informações da Reuters 

Nenhum comentário: