sábado, 15 de setembro de 2012

Cultura e da História Árabes

Você sabia?

Blog do Bourdoukan


Que a filha de cinco anos de idade do presidente líbio Muammar Kadhafi foi assassinada pela aviação dos Estados Unidos em 1986?
E absolutamente ninguém protestou?


Que em 1988 um avião civil iraniano com 298 passageiros e tripulantes foi abatido “acidentalmente” pela marinha dos Estados Unidos?
Não houve sobreviventes. E a mídia tentou esconder o fato.


Assista o filme abaixo, com legendas em português, e veja como Hollywood utiliza o cinema para desumanizar todo um povo.




____________


Hollywood e a criação de imagem negativa do povo árabe

Enviado por luisnassif, sab, 15/09/2012 - 09:59

Por Zuraya

Do Blog ComTextoLivre 

Como Hollywood Vilificou um Povo

Documentário que expõe de maneira detalhada como o cinema de Hollywood, desde o início da sua história até os mais recentes blockbusters, mostrou os árabes de forma distorcida e preconceituosa.

O filme tem como apresentador o aclamado autor do livro “Reel Bad Arabs”, Dr. Jack Shaheen, Professor da Universidade de Illinois e estudioso do assunto.Faz uma análise, baseado em uma longa lista de imagens de filmes, de como os árabes são apresentados como beduínos bandidos, mulheres submissas, homens violentos, sheiks sinistros ou idiotas perdulários, ou ainda como terroristas armados e prestes a explodir pessoas e lugares. Uma maneira brilhante de mostrar em uma narrativa bem construída, como as imagens contribuíram e contribuem para formar os estereótipos em torno dos árabes, suas origens e sua cultura.

Para escrever o livro, o autor analisou mais de 900 filmes, o que possibilitou formar esta contra-narrativa, reforçando a necessidade de mostrar a realidade e a riqueza da Cultura e da História Árabes.

O filme foi exibido em diversos festivais nos EUA, Europa e Mundo Árabe e recebeu o apoio do Comite Anti-Discrimição dos Árabes Americanos.

Nenhum comentário: