sexta-feira, 20 de julho de 2012

esse futebol sem importância, mas os seus personagens


TV Globo boicota seleção brasileira


Por Altamiro Borges

A jornalista Keila Jimenez, da coluna Outro Canal da Folha, informou hoje:

*****

Globo engaveta seleção por causa da Olimpíada

A Globo preferiu a "Sessão da Tarde" à seleção brasileira. Mesmo sendo um jogo na faixa vespertina, que não compromete a exibição de novelas ou jornalísticos, a emissora não transmitirá o amistoso do time brasileiro, na próxima sexta-feira.


A equipe de Mano Menezes vai enfrentar a Grã-Bretanha na data, partida que antecede a estreia da seleção na Olimpíada de Londres, que começa no próximo dia 27.

Os Jogos Olímpicos são o motivo para o amistoso não ser exibido. A Globo não quer jogar confete no evento, uma vez que não tem os direitos de transmissão desta Olimpíada, exclusividade da Record na TV aberta.

Por contrato, a Globo poderia exibir a partida, que faz parte do pacote de amistosos da seleção, que a rede não costuma engavetar.

O SporTV, que vai exibir a Olimpíada na TV paga, não abriu mão do amistoso. Vai transmiti-lo com exclusividade na TV brasileira.

A chegada da seleção a Londres, que ganhou destaque em toda a mídia por conta do assédio, passou praticamente em branco nos jornalísticos da Globo. A emissora alega que esta seleção é olímpica e que, uma vez que não detém o direito de transmissão da Olimpíada e que o amistoso é preparatório, não faz sentido transmitir a partida da próxima sexta.

*****

A notícia, que até mereceria maior destaque na mídia, confirma que o esporte é hoje totalmente refém dos interesses comerciais bilionários das redes de televisão. Na guerra entre as poderosas emissoras, quem sai perdendo são os torcedores. O caso da Olimpíada de Londres é vergonhoso. Ela simplesmente não existe na TV Globo, campeã de audiência no país. Nesta concorrência desleal, ela simplesmente boicota um jogo preparatório da seleção brasileira, prejudicando milhões de apaixonados pelo futebol. 

Por esta e outras razões, a presidenta Cristina Kirchner, da Argentina, acabou com o monopólio das tevês privadas na transmissão do futebol, garantindo o acesso a toda sociedade. No Brasil, porém, a TV Globo usurpar de uma concessão pública para sabotar a própria seleção brasileira. E o governo Dilma não faz nada para regular e disciplinar a mídia!

Nenhum comentário: