quinta-feira, 5 de abril de 2012

Presidenta Dilma: combate intransigente à corrupção e de resistência às chantagens políticas exercidas pelos políticos


O tom pessoal e inovador do governo Dilma Rousseff

Já é quase uma obviedade constatar o aumento da popularidade e da aprovação do governo Dilma Rousseff. A cada pesquisa divulgada confirma-se a aceleração da curva de aprovação do atual governo, bem como a superação de sua popularidade frente aos governos que o sucederam, seja o de FHC seja o de Lula da Silva. Não foi diferente com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem (05).
Leia Mais no SUL 21:
Alguns pontos desta pesquisa, entretanto, merecem destaques especiais. O primeiro deles é o patamar de vantagem obtido por Dilma Rousseff frente a FHC e Lula. A avaliação positiva domodo de governar da atual presidenta supera em 17 pontos percentuais os índices obtidos por Lula no início do segundo ano de governo e atinge 20 pontos percentuais a mais do que os consignados a FHC em igual período de mandato.
O segundo ponto merecedor de destaque diz respeito ao aumento da confiança depositada na pessoa de Dilma Rousseff. No início do segundo ano de mandato, Dilma Rousseff detém agora o mesmo percentual de aprovação pessoal que detinha no início do primeiro ano de seu governo. Uma confiança que, não obstante alcance seu maior índice na região Nordeste, onde a presidenta ganhou com folga as eleições, ostenta seu maior crescimento na região Sul, onde a presidenta foi derrotada na última campanha presidencial. É também na região Sul que mais eleitores consideram que Dilma está realizando um governo melhor do que Lula.
Para uma presidenta da qual diziam não ter “jogo de cintura” e nem experiência no “jogo político”, as vantagens reveladas são quase surpreendentes, principalmente se considerarmos que os presidentes que a antecederam eram e são tidos como mestres nas artes da negociação e do entendimento. Ainda que FHC nunca tenha sido apontado como exemplo de carisma popular, o que poderia justificar a vantagem de Dilma Rousseff sobre ele, Lula da Silva, ao contrário, sempre foi considerado como a liderança detentora do maior apelo público na cena política brasileira contemporânea.
Fica claro, portanto, que o estilo duro da presidenta tem cativado as massas populares. A explicação para a enorme aprovação que Dilma Rousseff e seu governo vêm obtendo junto à opinião pública deve ser buscada na associação de uma prática de combate intransigente à corrupção e de resistência às chantagens políticas exercidas pelos políticos e partidos integrantes da base de sustentação parlamentar com a adoção de políticas de desenvolvimento econômico e de equalização social. Tudo isto, mantendo-se a democracia e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. É este o tom pessoal do governo Dilma Rousseff e este é um fato extremamente inovador na política brasileira. Sem dúvida, a população o percebe.

Nenhum comentário: