sexta-feira, 16 de março de 2012

USA: democracia sem liberdade de expressão?

Democracia nos EUA: George Clooney é preso por protestar





Aldeia Gaulesa

Nos EUA a democracia funciona apenas para alguns e dentro de certos limites. Na "terra da liberdade" quem ousa protestar pode acabar na cadeia.


Já havíamos presenciado cenas de dura repressão nas manifestações do "Ocupar Wall Street", desta vez a vítima foi o ator George Clooney, que foi preso em protesto em frente à embaixada do Sudão em Washington, na tarde de sexta-feira, dia 16 de março.

Os protestantes denunciavam a dura situação que passa o Sudão e estavam exigindo que a ajuda humanitária entrasse no país antes que a situação se tornasse agravasse ainda mais. convertendo-se na pior crise humanitária já vista no mundo. Independente da situação política do Sudão (não tenho maiores informações sobre a conjuntura local) mais uma vez fica nítida os sérios limites da tão propalada "liberdade de expressão" nos EUA.



Além do ator, várias pessoas foram presas, incluindo parlamentares, líderes da comunidade dos direitos humanos, e até mesmo o pai de George, Nick Clooney (ambos na foto abaixo)



Este episódio escancara, mais uma vez, os limites da democracia nos EUA. Na próxima "guerra humanitária" dos EUA em defesa da "democracia", espero que reciclem o seu discurso e sejam mais honestos com sua população e o mundo sobre qual a verdadeira democracia que é exercida neste país.

Nenhum comentário: