quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

o geitutu tucano de governar...


Desesperem-se por Pinheirinho

A comunidade do Pinheirinho fica na Zona Sul de São José dos Campos (SP). O terreno em que se situa pertence ao empresário Naji Robert Najas, envolvido em crimes financeiros. A área foi ocupada em 2004 e hoje abriga milhares de pessoas.
Criou-se ali um bairro como qualquer outro, com comércio e casas de alvenaria, ruas largas e organizadas, ainda que sem asfalto. As edificações são de alvenaria, a maioria sem acabamento. Nos amplos quintais, abunda material de construção – de sonhos.
Não consegui conter as lágrimas ao assistir ao desespero das centenas de famílias no vídeo que reproduzo abaixo. Prossigo em seguida.
Pinheirinho é um bairro onde quase só há núcleos familiares como o meu e o seu. Aquelas pessoas estão prestes a ver o pouco que conseguiram na vida se transformar em escombros porque a Justiça, mais uma vez, decidiu colocar famílias ao relento para proteger a “propriedade privada” em nome da qual este país erigiu uma das dez maiores desigualdades do planeta.
Por isso passei a madrugada da última terça-feira junto a milhares de tuiteiros e facebookers emitindo mensagens desesperadas naquelas redes sociais pedindo às autoridades que suspendessem a ordem judicial de reintegração de posse que seria cumprida pela PM no alvorecer.
Antes, durante o dia anterior, a mesma PM despejara de um helicóptero sobre o Pinheirinho algumas toneladas de panfletos como o que você pode conferir abaixo.
O “cidadão de bem” ao qual a mensagem se dirige é aquele que aceita pôr a própria família no relento sem reclamar ou resistir. Antes de prosseguir na leitura, pergunte-se o que você faria diante da ameaça de sua família ficar sem ter onde morar.
Na madrugada de segunda para terça-feira, amigos do Twitter e do Facebook não entenderam por que comecei a postar mensagens desesperadas copiando nelas até o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, pedindo suspensão da operação da PM.
Naquele momento, não podia dizer do que se tratava. Uma pessoa que tem um parente no Pinheirinho me contatou pelo Facebook, em mensagem privada, pedindo ajuda e relatando um fato que me deixaria desesperado e que, infelizmente, o site da revista Veja expôs ontem.
Meu contato com o Pinheirinho pedira sigilo para a informação que me passou apenas para que eu pudesse dimensionar a gravidade da situação. Pedia que ajudasse a repercutir que a população ameaçada estava disposta a resistir, e que pedisse publicamente a suspensão da reintegração de posse.
O alarmismo contido na campanha pelas redes sociais na madrugada de terça-feira pode ter contribuído para a concessão de uma liminar antes que o sol nascesse. A liminar foi expedida pela Justiça Federal. Estava suspensa a operação autorizada pela Justiça estadual.
Antes de prosseguir, informo o que fiquei sabendo que me fez começar a disparar mensagens alarmistas pregando a suspensão da operação policial, já que a informação se tornou pública: os moradores do Pinheirinho estocaram… gasolina!
Na verdade, o que me foi informado é que a gasolina estocada já se transformara em milhares de coquetéis Molotov (garrafas de gasolina com um pavio de pano que explodem como bombas, quando acendidas e atiradas) que fatalmente teriam sido usados.
O desespero dos moradores do Pinheirinho se deve a que o Brasil promove essas “reintegrações de posse” de terrenos abandonados que empresas mantêm como reserva de valor (como “investimento”) sem preocupação com as famílias que promovem essas ocupações por não terem meios de alugar ou comprar imóveis.
No caso do Pinheirinho, o proprietário é um escroque acusado de vários crimes e que até já cumpriu pena de prisão. Mas nem é esse o problema, já que mesmo os criminosos de colarinho branco mantêm o “direito de propriedade”. O problema é despejarem famílias sem preocupação com seu destino.
No mesmo dia (ontem) da liminar concedida suspendendo a operação ela foi cassada por quem a concedeu, o que demonstra que sua concessão objetivou ganhar tempo para que alguma solução fosse encontrada.
Não prego, aqui, o desrespeito à lei, mas que o Estado brasileiro cumpra a Constituição e faça valer a decisão da Justiça sem abrir mão de sua responsabilidade social. Despejar as famílias do Pìnheirinho intempestivamente e sem lhes oferecer um lugar digno para irem é um crime de lesa-humanidade como tantos que este país já cometeu contra o seu povo.
Tragicamente, a história recente mostra que, em um país como este, responsabilidade social, piedade, o mínimo traço de humanidade são alvo de chacota de feras humanas que enquanto eu me desesperava nas redes sociais postavam mensagens apoiando o despejo das famílias.
Estou com o coração despedaçado e os olhos cheios d’água. Não agüento, não suporto, não tolero mais a injustiça infame que se abate sobre este país. Aos 52 anos, ver a injustiça triunfar sempre e sob o júbilo de tantos compatriotas, é mais do que posso suportar.
Só nos resta o desespero pelo massacre que poderá ocorrer no Pinheirinho, com milhares de homens, mulheres e crianças que poderão tombar na linha de frente da resistência.
Que Deus tenha piedade dos brasileiros. A reintegração de posse, a batalha campal do Pinheirinho pode começar a qualquer momento. Estamos abandonados pelos poderes constituídos. Só nos restam fé, lágrimas e indignação.

____________

Comentário postado por Eduardo Pereira no Blog da Cidadania

O local onde se encontra hoje o Pinheirinho era uma grande fazenda de uma famila alemã , a Familia Kubitzky. Seus donos se chamavam Hermann, Artur, Erma e Frida ! 
Porém esta família de imigrantes alemães, foi brutalmente assassinada em meados do ano de 1969. A área ficou sem herdeiros, pois seus donos eram bem idosos e solteiros e sem filhos ! ( existem matérias nos arquivos do jornal Folha de São Paulo da época falando do caso )
A partir dai podemos constatar que em 1981 surgiu um “dono” para essas terras e ele se chama Naji Nahas , que colocou essas terras no nome de uma empresa laranja chamada Selecta S/A., empresa essa que na realidade nunca teve um funcionário , desde essa época que o senhor Naji Nahas conseguiu essas terras sabe-se Deus lá como ,ele apenas fez oq podemos chamar de especulação imobiliária com aquelas terras ,  e aqui abro um parênteses para falar de  outro conceito , a grilagem ( Grileiro é um termo que designa quem falsificadocumentos para de forma ilegal tornar-se dono por direito de terras devolutas ou de terceiros ou ainda quem está na posse ilegal de prédios ouprédios indivisos, por meio de documentos falsificados.
O termo provém da técnica usada para o efeito, que consiste em colocar escrituras falsas dentro de uma caixa com grilos, de modo a deixar os documentos amarelados (devido os excrementos) e roídos, dando-lhes uma aparência antiga e, por consequência, mais verossímil[1].
Também é utilizada quando uma pessoa consegue várias procurações falsas de pessoas desconhecidas, geralmente camponeses que assinam os papéis para seus “patrões”. Com estes documentos falsos é realizada a compra de várias propriedades vizinhas, como se fosse um grande loteamento. Porém, na verdade estas várias propriedades unidas formavam um grande latifúndio.  Fonte:Wikipédia ) 
A partir desse momento que o senhor Naji Nahas que é um libanês conseguiu ser herdeiro de uma família alemã , ele passou a simplesmente deixar essa terra ao Deus dará , nunca fez nenhum uso dessa terra e cabe lembrar tbm que ele nunca pagou nenhum imposto , hoje essa gleba já deve mais de 15 milhões de reais de impostos para a prefeitura ! 
Em 2004 ocorreu a ocupação dessas terras do Naji Nahas por cerca de 300 pessoas que ali se instalaram depois de serem expulsos de outra região conhecida no campo dos alemães como ” campão ” , os anos se passaram e a ocupação foi crescendo , hoje somam-se cerca de 8 mil pessoas naquele local !! 
Percebam que o termo ocupação é diferente de invasão , podemos chamar de invasão qdo grupo de pessoas invadem um local ( prédio , casa , etc ) ou uma região ( país , estado , município ) e expulsam os moradores que lá residiam , ex : qdo Israel fez um ataque aos países árabes ele expulsou milhares de palestinos das suas terras , hoje eles vivem refugiados na faixa de Gaza ou na Cisjordânia por conta de uma INVASÃO do estado Israelense as suas terras !!! Já numa ocupação não há deslocamento de nenhum ser humano , portanto já sabemos que o Pinheirinho se trata de uma ocupação !! 
Bem , Naji Nahas entrou com um pedido de reintegração de posse já em 2004 , esse pedido foi finalmente dado no final de 2011 , e a partir dai começaram-se as guerras de liminares ! 
A partir desse ponto as opiniões se divergem , uns acreditam que a desocupação deve ocorrer e outros não ! 
No meu ponto de vista uma terra que foi provavelmente grilada , que deve milhões em impostos nunca pagos , que nunca cumpriu sua função social como diz nossa constituição acerca da função social da propriedade , que tem um dono que é um mega-especulador que já quebrou a bolsa de valores do Rio de Janeiro e que hoje é procurado em mais de 40 países , eu acho sinceramente que devia-se encontrar uma forma mais razoável de tentar achar uma solução para a questão e não apenas expulsar de seu único lar tanta gente assim ! 
Pessoas que já fizeram sua vida aonde moram , que os filhos estudam nas escolas da região , que os médicos atendem nas UBS da região , que os amigos são da região , simplesmente expulsar essas pessoas de suas casas será uma grande afronta a dignidade humana dessas pessoas !! 
Já  consegui falar com 3 vereadores de nossa cidade , o Wagner  (PT) que esta bem a par do que esta acontecendo , falei com o Cristiano Ferreira(PV) que se esquivou  e com o Cristóvão Gonçalves(PSDB) e mesmo partido do prefeito  , este ultimo me disse que iria conversar pessoalmente com o João Francisco Sawaya da secretaria de desenvolvimento social para saber qual seria a ajuda que a prefeitura iria dar para as famílias que não tem para onde ir numa eventual desocupação , a resposta dele foi ” ele disse que estão trabalhando nisso e disponibilizaram duas escolas próximas ao Pinheirinho para as famílias ficarem por enquanto ” dai eu retruquei para o vereador ” e depois ? Eles morarão nessa escola ? ” o vereador não soube me responder ! 
Então esta muito claro que numa eventual desocupação pessoas serão deixadas a própria sorte , oq eu pergunto é , ISSO AJUDARÁ EM QUE NA JÁ TÃO GRANDE FILA PELA MORADIA NA CIDADE , dados demonstram que nos últimos  anos as inscrições para entrar no programa habitacional da cidade dobrou de tamanho , passaram de 14 mil inscritos , para cerca de 30 mil , serão mais uns 8 mil com a desocupação do Pinheirinho !!
Muita gente irá dizer , mas é errado ocupar algo que não lhe pertence , para esses eu digo , a culpa maior é da falta de uma politica habitacional na cidade , ninguém ocupa nada por esporte , pessoas ocupam por não ter condições de conseguir uma carta de credito na caixa e pela falta de uma politica habitacional para os mais necessitados !!
PORTANTO MEU PONTO DE VISTA É QUE UMA DESOCUPAÇÃO DO PINHEIRINHO VAI GERAR MAIS PROBLEMAS SOCIAIS PARA A NOSSA CIDADE QUE SOLUÇÕES , AINDA NEM TOQUEI NO PONTO DA VIOLÊNCIA QUE EXISTIRA NUMA DESOCUPAÇÃO !!
Eldorado dos Carajás foram mais de 20 mortos , ocupação Sonho Real em goiânia em 2005 foram 2 vítimas fatais, 16 feridos à bala, tornando-se um desses paraplégico e 800 pessoas detidas (suspeita-se que o número dos mortos e feridos seja bem maior). Esses crimes continuam impunes. Uma ocupação em Diadema foram 3 mortos e aí vai …..
Só para vcs situarem que o caso aqui é mais grave ainda que todos esses citados é que hoje o Pinheirinho é a maior ocupação urbana da América Latina !!
Para finalizar gostaria de dizer a todos que lerem essas linhas que São José dos Campos deve ser lembrada no futuro não como a cidade que massacrou os pobres e sim a cidade da tecnologia ,do ITA , CTA , dos parques , das multinacionais , do povo hospitaleiro e da cidade dos bons ares ! 
NÃO PRECISAMOS DESSA CALAMIDADE EM NOSSO MUNICÍPIO !! 
Grande Abraço pra você Eduardo Guimarães !! 

Nenhum comentário: