terça-feira, 17 de janeiro de 2012

o espetáculo tem que continuar? bobagem... parem tudo e vamos conversar

BBB: A comédia “pastelão-CSI” da TV Globo


Nina Lemos

17.janeiro.2012 12:50:01


A notícia chegou durante a tarde de ontem. A polícia estava no Projac para investigar um suposto caso de abuso sexual dentro da casa do BBB. Pára tudo! Histeria. Não é todo dia que a POLÍCIA entra no PROJAC, o terreno da todo poderosa TV Globo. Veja bem. Isso já era uma notícia e tanto. Mas se desenrolava ali um dos enredos mais bizarros da dramaturgia brasileira dos últimos tempos (e não, não era ficção).

A comédia “pastelão-CSI” da TV Globo havia começado na véspera quando, depois de rumores de que poderia ter havido um caso de abuso sexual no programa, Pedro Bial comentou o caso com a frase: “o amor é lindo.”

Chiadeira na internet. Policia indo atrás. Ministra pedindo providências. Não, o povo não é bobo. E agora o povo tem internet. Coisa que a Globo parece ainda não ter se dado conta na hora em que tentou enganar descaradamente a audiência com seu “pastelão-CSI.”

A policia chega. O povo que, repito, não é bobo, acompanha pela rede. O áudio do PPV sai do ar. Daniel, o acusado, recolhe suas roupas. Algumas horas depois o áudio volta. Ninguém na casa fala no assunto (e eu fico aqui pensando como deve ser o contrato que essas pessoas assinam). O jornal “O Globo” avisa que o participante foi expulso, mas que o anuncio será feito no programa.

Todos esperam. E a comédia dos erros atinge seu pico e ganha ares de surrealismo. Pedro Bial fala rapidinho que desde a véspera a direção do programa estudava uma imagem (a tal em que supostamente Daniel se aproveitara de Monique bêbada). Espera, ele não tinha dito na véspera que o amor era lindo? Neguinho acha que a gente é idiota? Neguinho está errado. “Daniel foi eliminado por infrigir as regras do programa”. Isso é basicamente tudo o que o apresentador diz. Em seguida, ele se faz de louco e quase grita: ‘mas o espetáculo tem que continuar!”.


Bem, depois dessa o BBB já acabou, Pedro Bial. E o espetáculo foi cômico. Se não fosse trágico.



O suposto estupro: não existe amor no BBB

Nina Lemos

15.janeiro.2012 23:47:45


“O amor é lindo”. Com essa frase o apresentador Pedro Bial resumiu o assunto do dia na internet e nas mesas de bar Brasil a fora. Um assunto sério, chato e pesado para caramba. Um suposto caso de estupro em um programa de TV. Uma coisa que não tem graça. Um escândalo. Ponto.

Um dos participantes teria supostamente abusado sexualmente de uma moça enquanto ela dormia apagada, bêbada. Horrível.

Acontecer um abuso no BBB não me surpreende tanto assim. Infelizmente. Na edição passada, um dos participantes descreveu em detalhes como um amigo seu fazia “mulher sangrar” durante a transa. Assisti ao vivo. E aquilo foi uma aula de violência contra a mulher (essa frase é chata, e esse texto não tem como não ser chato, foi mal aí).

A Globo tentar abafar o caso também não me surpreende. Vocês esperam mesmo que a rede de TV esclareça o assunto claramente? Gente, o BBB é um PRODUTO feito para a família brasileira e existe até boneco do programa vendido na parte de brinquedo das lojas infantis!

Chocante é ver o cinismo de Pedro Bial tentando ignorar o assunto. E também o machismo que correu solto na internet o dia inteiro ao se falar do caso. “Quem bebe além da conta não tem do que reclamar no dia seguinte. Se quer respeito, aprende a beber”, escreveu um blogueiro com milhares de seguidores.

“Se passou a mão na bunda, quem mandou, o vestido era muito curto”. A culpa é da mulher, claro. Ela que não beba. Ela que use burca. Resumo do dia: cinismo e machismo.


Não, não existe amor no BBB.

Nenhum comentário: