quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Elis, Elizeth, Nana e Gal...


Zuza e Elis, “se fosse viva”


Conversa Afiada




O que é "toco" ?

O ansioso blogueiro é fã do Mestre Zuza Homem de Mello – clique aqui para saber mais – desde que Frank Sinatra assinou aquele famigerado contrato com o Tommy Dorsey.

- Zuza, vim de casa até aqui com o Águas de Março no carro !

( O “jornalismo calendário” do PiG (*) lembrava que Elis “nos deixou há 30 anos” e “se fosse viva, Nara faria 70 anos”.)

- Zuza, com a Elis não tem pra ninguém !

- Você sabia que a Elis não era uma cantora excepcional ?

- Que é isso, Zuza ? Ela era imbatível !

- O que o timbre da voz da Elis tem de especial ? E você sabe que o timbre é a identidade da voz, do cantor, a tua identidade, com esse toque anasalado …

- É, a Glorinha Beutenmiller me mandava preservar esse timbre, porque me identificaria …

- Claro, ela sabe das coisas …

- Mas, e a Elis ela não era boa ?

- Claro, é a melhor de todas !, respondeu o Zuza.

- Então, o que faz dela melhor ?

- A interpretação, meu filho. A interpretação !

(Maria Callas, pensou o ansioso blogueiro.)

- E por que Águas de Março é a maior de todas as canções ?

- Bom, não sei explicar. Agora, vou te contar uma coisa, Zuza. Eu tava num taxi, no México, e o motorista me perguntou o que significava a palavra “toco”…

- Águas de Marco, interrompeu o Zuza. É a única música brasileira que tem essa palavra.

- Pois é, o cara traduziu a letra toda e empacou no “toco”.

- A letra de Águas de Marco é Guimarães Rosa puro. Só o Tom poderia traduzir ela para o inglês e foi o que ele fez …

- Mas, e a música, Zuza ?

- A música é simples. São três notas e nada mais. Olha só (e o Zuza repete, três, quatro vezes as mesmas notas). Eu tô cantando Águas de Março, não é isso ? Mas, não estou cantando …

- Como assim, Zuza?

- Porque falta o arranjo do Tom, a harmonia de Águas de Março que está embaixo das três notas.

- Ah …

E ficamos os dois a cantar Águas de Março …

(O ansioso blogueiro se lembra de uma frase do Neschling: não fosse a harmonia, Beethoven corria o risco de ser medíocre.)

- Zuza, e além da Elis, quem mais ?

- As quatro grandes são ela, a Elizeth, a Nana e a Gal.

- Tá certo. Por que a Nana?

- A emoção.

- E a Gal ?

- A Gal é mais do que um ser humano.

- Como assim ?

- Ela é um instrumento musical. Você aperta ela e sai uma nota !

- Entendi. Agora, Zuza, deixa eu te confessar uma coisa, assim, só entre nós, com a confiança que uma velha amizade autoriza …

- Pode falar eu sou um túmulo.

- Zuza, eu prefiro a Sétima à Nona do Beethoven !

- Claro, eu também ! A Sétima é a Suprema Sinfonia !

- Zuza, e o Tom, Zuza ?

- É pau, é pedra, é o fim do caminho … É o toco sozinho … Ele é a Sétima, a Nona …

E lá vai ele pelo aeroporto afora.


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário: