terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Porto Alegre: Futuro Presidente da Câmara é indiciado pela Justiça Federal (outra dia que o PT não votou por mim - já está virando rotina)


Juventude do PT critica bancada por votos dados a Mauro Zacher


Mauro Zacher (PDT) contou com 33 votos a favor e confirmou a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre para 2012 | Foto: Jonathan Heckler/CMPA
Samir Oliveira no SUL 21
Integrantes da Juventude do PT (JPT) de Porto Alegre estão furiosos com o apoio dado pela bancada do partido na Câmara Municipal à indicação de Mauro Zacher (PDT) para a presidência da Casa em 2012. O pedetista foi aprovado ontem por 33 votos a favor e dois contra, da bancada do PSOL. Alguns membros da JPT se sentem enganados pelos vereadores do partido, já que a direção municipal do partido havia aprovado na quinta-feira passada (8) uma moção de repúdio à indicação de Zacher para a presidência da Câmara. O texto tinha sido proposto no sábado anterior (3) pela juventude petista, durante o encontro que homologou a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, à prefeitura da Capital.
A reunião estava repleta de líderes da sigla, como o governador Tarso Genro e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Antes do evento, todas as correntes da JPT haviam se reunido e decidido pela moção de repúdio a Zacher. Quando o texto foi encaminhado aos coordenadores do ato, algumas lideranças divergiram sobre a leitura do documento, que acabou sendo lido e fortemente aplaudido. Apesar da aprovação da moção, os sete vereadores petistas votaram a favor de Mauro Zacher, sob a alegação de que deveriam respeitar o acordo firmado em que as quatro maiores bancadas se revezariam no comando da Câmara.
“A Juventude do PT vai reavaliar a situação e questionar a decisão. Vamos até as últimas consequências”, avisa Miguel Idiart, militante da JPT. Ele não descarta a possibilidade de os jovens recorrerem às direções estadual e nacional do partido.

Perdo Ruas (PSOL) foi um dos dois vereadores que votou contra a indicação de Mauro Zacher para a presidência da Câmara de Porto Alegre | Foto: Leonardo Contursi/CMPA
“Estávamos convictos que de eles (os vereadores) iriam respeitar a deliberação partidária (a moção de repúdio)”, assegura Idiart, que acusa o presidente municipal do partido, vereador Adeli Sell, de ter enganado a ala jovem. “Fomos enganados pelo Adeli, que votou uma coisa no partido e outra no plenário”, dispara.
Adeli alega que os parlamentares estavam cumprindo o acordo com as demais bancadas. “Votamos para cumprir o acordo. Quem responde pelo nome indicado é o partido (no caso, o PDT)”, explica o dirigente.
Militantes da JPT estavam no plenário da Câmara na manhã desta segunda-feira (12), quando Zacher foi aprovado pela maioria dos colegas para ser o próximo presidente. Os jovens petistas chegaram a discutir com vereadores correligionários e dizem, inclusive, que um dos argumentos apresentados para apoiar o nome de Zacher foi o de que o partido iria perder os cargos que possui na Mesa Diretora se descumprisse acordo entre as maiores bancadas.
Futuro presidente da Câmara é indiciado pela Justiça Federal
A indignação da Juventude do PT contra Mauro Zacher é baseada nas denúncias que pesam sobre o pedetista, que é indiciado pela Justiça Federal devido à suposta participação no esquema de desvio de recursos na Secretaria Municipal da Juventude de Porto Alegre – que o parlamentar ocupou ente 2005 e 2007. A confirmação do indiciamento ocorreu no dia 10 de março deste ano, quando integrantes da CPI que investigava as denúncias visitaram a 1ª Vara Criminal da Justiça Federal, na Capital, e o procurador federal José Alexandre Nunes confirmou que o vereador pedetista estava no processo.
Além disso, a JPT acusa Zacher de fazer parte do grupo político que domina o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC-RS desde os anos 1990. O parlamentar foi presidente do DCE em 1997. Este ano, grupos de oposição à gestão que tem se mantido no poder realizaram diversas manifestações exigindo eleições democráticas no órgãos. Em agosto, o Sul21 registrou que Zacher chegou a comentar que recebia uma “bolsa informal” da PUC-RS no período em que estudava na universidade.

Eleição de Mauro Zacher para presidir Câmara de Porto Alegre acabou provocando protestos de grupos contrários ao vereador | Foto: Jonathan Heckler/CMPA
Outro episódio notório em relação ao pedetista foi o fato de ele ter acionado judicialmente o Google Brasil Internet Ltda. para que o seu nome fosse bloqueado no mecanismo de busca do site. A alegação era de que a busca traria notícias supostamente falsas ou tendenciosas que causariam dano à sua honra. No dia 13 de agosto deste ano, a juíza Anaísa Accorsi Peruffo, da 1ª Vara Cível do Foro Regional 4º Distrito de Porto Alegre, negou a liminar.
Sul21 ligou para o celular do vereador Mauro Zacher na tarde desta segunda-feira (12), mas não obteve retorno. Em conversa por telefone com a reportagem, o presidente do diretório estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, garantiu que o parlamentar tem respaldo do partido para assumir a presidência da Câmara de Porto Alegre.
“A indicação do Mauro é uma escolha da bancada e do partido. Ele vai para lá com respaldo político”, defendeu. Bolzan disse ainda que “é preciso aguardar os encaminhamentos (das denúncias), não se pode pré-julgar uma pessoa”.
A eleição de Mauro Zacher para o comando do Legislativo da Capital ocorreu sob protestos de grupos contrários, que chegaram a invadir o plenário após a votação.

Nenhum comentário: