quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Minha Presidenta no RS

Dilma anuncia ponte do Guaíba com R$ 900 mi dos cofres federais

Dilma demonstrou bom humor em coletiva à imprensa em Porto Alegre | Ramiro Furquim/Sul21

Samir Oliveira no SUL 21

A presidente Dilma Rousseff chegou a Porto Alegre nesta terça-feira (13) para inaugurar dois programas: a distribuição de 114 retroescavadeiras a 126 municípios gaúchos e o lançamento do portal Rede Brasil Rural. Entretanto, outra iniciativa roubou a cena: o anúncio de que a Capital terá uma nova ponte sobre o rio Guaíba até o final de 2016.

A obra será custeada inteiramente com recursos do governo federal, num valor estimado de R$ 900 milhões. A ponte terá um vão elevado de 36 metros – equivalente a maior cheia já verificada no Guaíba – e uma extensão de 1,9 km, iniciando na rua Dona Teodora, em Porto Alegre. As intervenções no entorno, como a construção de vias para facilitar os acessos, representarão cerca de 8 km.

“Já temos um estudo de viabilidade técnica e econômica e pretendemos lançar a licitação para o projeto executivo em janeiro”, revelou a presidente. O projeto executivo deve ser concluído até o final de 2012, quando será lançado um edital para a construção da nova ponte, que levará em torno de dois anos e meio para ser concluída.

Em coletiva à imprensa no Cais Mauá, Dilma disse se sentir muito bem por estar cumprindo com uma promessa feita durante a campanha eleitoral. Faltando um dia para seu aniversário de 64 anos, a presidenta demonstrou disposição e bom humor na conversa com os jornalistas.

Perguntas sobre ministros e eleições em 2012

Questionada sobre a necessidade de o ministro do Desenvolvimento e Indústria, Fernando Pimentel, ir prestar explicações no Congresso Nacional a respeito de denúncias de suposto tráfico de influência, Dilma disse achar estranho o auxiliar ter que dar satisfações sobre sua vida pessoal – já que as denúncias envolvem uma empresa de consultoria de Pimentel. “Se ele achar que deve ir, pode ir. Agora, sobre assuntos de governo, (qualquer ministro) é obrigado a ir (prestar explicações no Congresso)”, assegurou.

Dilma Rousseff distribuiu 114 retroescavadeiras a 126 municípios gaúchos | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

A presidente arrancou risos dos jornalistas ao responder se já sabe quem será o novo titular do Ministério do Trabalho, que era ocupado por Carlos Lupi. “Ah… Vocês aguardem. Podem aguardar e ficarem calmos”, despistou.

Dilma tentou encerrar a conversa desejando um feliz natal e um próspero ano novo aos repórteres, mas não conseguiu escapar de uma pergunta sobre as eleições municipais de 2012 em Porto Alegre, onde concorrerão três integrantes de sua base aliada: o atual prefeito José Fortunati (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT) e a deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB).

“Olha, minha querida…”, respondeu, “estou cada vez mais inclinada a não participar de eleições quando minha base está envolvida, tenho de ter responsabilidade com o país.” Sem citar nomes, levou as mãos ao peito e disse que pode “até ter um (candidato) aqui dentro, mas como presidenta, não”, concluiu.

Logo em seguida à coletiva, no final da tarde de terça-feira, Dilma foi para a casa do ex-marido Carlos Araújo, na Zona Sul de Porto Alegre, onde pôde ver o neto Gabriel, de 1 ano. A presidente permanece na Capital gaúcha nesta quarta-feira (14) para comemorar seu aniversário de 64 anos e deve retornar a Brasília à noite.

Dilma deve passar a quarta-feira com Carlos Araújo, Gabriel e a filha Paula. Ela evitou comentar o que fará no aniversário. “Sou refratária a festas, prefiro ficar quieta. Outro dia perguntaram onde ia passar as férias e respondi: no meu quarto”, brincou.

Nenhum comentário: