quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PT: mesmo assim... uma reação tímida? desacelerada? descoordenada?


Deputados do PT criticam “silêncio da mídia”


Viomundo

Deputados criticam ”silêncio da mídia” sobre livro que comprova falcatruas do PSDB

do site da Liderença do PT na Câmara dos Deputados

Parlamentares da bancada do PT na Câmara criticaram em pronunciamento no plenário o “silêncio da mídia” ao ignorar o lançamento do livro “Privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que chegou às livrarias na última semana.

O livro, de 343 páginas, denuncia com riqueza de detalhes e devidamente documentadas, falcatruas cometidas nos processos de privatizações de empresas públicas durante o governo FHC (1995-2002).

Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), “o Partido da Imprensa Golpista (PIG), que inclui a Revista Veja, o jornal O Globo e a Folha de São Paulo, entre outros, ignorou as denúncias feitas no livro, que são comprovadas documentalmente, sobre a corrupção tucana”.

“Gostaria que a mídia desse o mesmo destaque a esse fato, como faz quando destaca que a presidenta Dilma Rousseff tem que tomar alguma atitude. A diferença é que, quando há denúncia, o governo federal inicia investigação e, constatando que a denúncia é válida, expurga o denunciado, mostrando que não se coaduna com a corrupção”, frisou Amauri Teixeira.

Já no caso do governo de São Paulo, continuou o deputado Amauri Teixeira, “quero saber quais foram os secretários denunciados que foram expurgados. Quero saber que providências tomarão contra a filha de José Serra, que, associada à filha de Daniel Dantas, fraudou e lesou o cadastro de 60 mil brasileiros, utilizando-se indevidamente de órgão público para quebrar o sigilo fiscal dos brasileiros”, finalizou.

Já o deputado Cláudio Puty (PT-PA) lembrou que a “grande negociata” das privatizações do governo FHC foi denunciada pela primeira vez pelo jornalista Aloysio Biondi, no livro Brasil Privatizado, em dois volumes. “Biondi relatou detalhadamente como foi a entrega do patrimônio a preço de banana e o envolvimento de figuras coroadas do PSDB. Agora, o livro de Amaury traz a sistematização e documentação do que já era conhecido desde o início dos anos 2000”, disse.

Sobre o fato de a mídia ignorar o lançamento do livro, o deputado Cláudio Puty reiterou que isso apenas confirma a importância da proposta do PT, de democratização e controle social da mídia, “para que possamos ter uma mídia mais comprometida com a verdade”.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) o silêncio da mídia revela “cumplicidade”. “O silêncio da mídia tradicional frente a todo o material publicado revela cumplicidade espantosa, afinidade e confirma a gravidade do que o livro traz. Por outro lado, documentos muito menos consistentes têm sido suficientes para pautar os grandes veículos de comunicação do Brasil”, ressaltou.

O livro de Amaury Ribeiro Jr. mostra o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, devidamente documentado, em que o ex-governador de São Paulo, José Serra, aparece como personagem central. O livro mostra o envolvimento de amigos e parentes do tucano paulista em operações financeiras suspeitas durante o processo de privatização.

Leia também:

Amaury Ribeiro Jr: O primo mais esperto de José Serra

Gilberto Maringoni: Internautas driblam a censura privata

Serra, sobre livro: “Lixo, lixo, lixo”

Amaury Ribeiro Jr: O primo mais esperto de José Serra

O livro que a mídia ignorou, vendeu 30,5 mil cópias em apenas 4 dias

Gilberto Maringoni: Sobre relações ambíguas com a mídia

E a subespécie andrea-aecius?

Fernando Brito: A conexão Citco-PHC

Luís Nassif: A reportagem investigativa da década

E já que vocês querem ler sobre lavagem de dinheiro…

Gilberto Maringoni: Sobre relações ambíguas com a mídia

A bomba que vai estourar no colo de Teixeira

Amaury: Propina foi para enriquecimento pessoal

Amaury Ribeiro Jr.: Quem é o Doutor Escuta

Exclusivo: Leilões, arapongas e o poder de Serra

CartaCapital: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro

Nenhum comentário: