segunda-feira, 28 de novembro de 2011

a Casa Grande se protege da senzala... e ai da senzala se parece pobre, preta e p....


Dias na Carta: Gurgel,
vai trabalhar, Gurgel !

Conversa Afiada






A longa noite: anistia e foro privilegiado



Não é à toa que este Conversa Afiada fica em dúvida sobre o melhor apelido do Procurador Geral Roberto Gurgel: se brindeiro, ou Martinho da Vila (devagar, devagarinho).

Mauricio Dias na imperdível “Rosa dos Ventos”, na Carta Capital, pág. 19, trata da “Velocidade política”.

Há quatro anos dorme na gaveta do Procurador brindeiro uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei 1992 que estabelece foro privilegiado “por prerrogativa de posto”, para os generais brasileiros.

Na terça-feira, 22, o promotor militar Soel Arpini, autor da ação, apresentou representação contra Gurgel no Conselho Nacional do Ministério Público por não ter ainda se manifestado.

“Lento em alguns processos,” diz Mauricio Dias, “Gurgel é até rápido demais em outros. Atendeu prontamente as oposições nas denuncias contra ministros de Dilma. Assim ele reforça a suspeita de administrar politicamente a velocidade de suas ações na Procuradoria da República.”

(Por exemplo, num átimo de segundo, depois de denúncia sem pé nem cabeça, o brindeiro Procurador, docemente constrangido pelos holofotes do PiG (*), deu seu parecer: o RDC, regime diferenciado de licitação pública, que evita o cartel de empreiteiras, era um notório convite à roubalheira. Vai ter que provar …)

NAVALHA

A propósito do devagar, devagarinho, cabe lembrar que ele adormece sobre a denúncia contra Aécio Never.

O brindeiro Procurador poderia também se mexer e tentar reverter no Supremo as escandalosas decisões do STJ que deram um tiro no peito da Satiagraha e da Castelo de Areia.

Será que o devagar, devagarinho quer poupar o Supremo da escandalosa decisão de sepultar a Castelo de Areia e a Satiagraha?

Logo agora que o Supremo concedeu ao banqueiro condenado o acesso IRRESTRITO às provas que ínclito delegado Protogenes Queiroz localizou na parede atrás da parede do apartamento em Ipanema do banqueiro condenado Daniel Dantas.

Foi no STJ que se escreveu a Mega-Súmula Vinculante: no Brasil, rico não pode ser, sequer, investigado, quanto mais preso.

O Dr Macabu, que relatou o sepultamento (provisório) da Satiagraha, se candidatou a entrar para História da Magistratura Ocidental como uma nota de pé de página do verbete Gilmar Dantas (*).

O brindeiro Procurador foi reconduzido ao excelso cargo quando o Toni Palocci ainda acumulava a função de “consultor” com a de Ministro da Casa Civil.

Logo depois de reconduzido, descoberta a natureza da “consultoria” do ministro, o devagar, devagarinho achou que o Palocci era um santo.

Viva (a Justiça d)o Brasil !

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário: