quinta-feira, 20 de outubro de 2011

vendendo pedaços do Rio Grande...


Ibama e Receita Federal impedem saída ilegal de pedras preciosas do RS

by Marco Aurélio Weissheimer no
RS Urgente

Uma atividade de fiscalização conjunta realizada terça-feira (18) por analistas ambientais dos escritórios regionais do IBAMA de Rio Grande e Santa Maria e agentes da Receita Federal, impediu a saída ilegal do Brasil de 24,8 toneladas de pedras preciosas, do porto de Rio Grande. Além de pedras preciosas como cristais de rocha, ágatas e esmeraldas foram apreendidos discos de madeira petrificada. Estas pedras são recurso mineral não renovável extraído ilegalmente de jazidas do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o chefe do escritório de Rio Grande, Luiz Louzada, que participou da fiscalização em conjunto com o também analista ambiental federal Heitor de Souza Peretti, do escritório regional de Santa Maria, a ação faz parte das atividades de rotina e atuação conjunta entre Receita Federal e IBAMA no controle e fiscalização administrativa e aduaneira das operações de comércio exterior no Porto.
Uma empresa localizada no município de Lajeado que compra pedras preciosas para exportação (principalmente na região de Soledade) tentou exportar as 24,8 toneladas de pedras preciosas para a Alemanha, sem comprovar a origem legal da totalidade da carga, informou Louzada. A empresa de exportação foi autuada em R$ 295.000,00 por realizar comércio de minérios sem licença do órgão ambiental competente e sem comprovação de origem legal, contrariando normas legais e regulamentos pertinentes.
As informações e as fotos são do Ibama.

Nenhum comentário: