domingo, 25 de setembro de 2011

pode ser que sim e pode que não...


José Dirceu: Documentos, drogas ou dinheiro


por Luiz Carlos Azenha no Viomundo



O ex-ministro José Dirceu disse ontem, em um seminário da revista Forum, em São Paulo, que acredita que um dos objetivos do repórter que tentou invadir seu apartamento num hotel de Brasília era plantar provas: documentos, drogas ou dinheiro.

O dirigente do PT atribuiu a recente onda de ataques da revista Veja contra ele à tentativa de descobrir alguma prova que torne possível abrir um novo processo judicial, já que, segundo Dirceu, em breve ele será absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão.

No processo, Dirceu é acusado de chefiar uma quadrilha que teria usado dinheiro público para financiar o apoio político ao então presidente Lula. Dirceu nega as acusações, diz que não há nenhuma prova contra ele e está certo da absolvição.

No evento, o ex-ministro afirmou que o repórter da Veja, Gustavo Ribeiro, é reu confesso, por ter confirmado a tentativa de entrar no apartamento que José Dirceu usa como escritório no hotel Naoum, em Brasília.

Afirmou que a perícia ainda não concluiu se as imagens divulgadas pela revista foram feitas pela própria câmera de segurança do hotel ou por uma câmera instalada pelo repórter. Se o primeiro caso se confirmar, a polícia vai investigar quem pagou e quem recebeu pelas imagens.

Sobre a mídia, Dirceu afirmou — com a concordância do deputado federal Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara e que também estava presente — que até o final deste ano o governo Dilma deve enviar ao Congresso um projeto de regulamentação do setor. A informação foi atribuída por Teixeira ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O projeto terá como base o texto deixado pronto pelo ex-ministro Franklin Martins.

Frisou-se que o objetivo é regulamentar o novo quadro da mídia que está em formação no Brasil, especialmente depois que as empresas de telefonia foram autorizadas a entrar no setor da TV paga.

José Dirceu ironizou. Segundo ele, os grandes grupos de mídia sempre defenderam a entrada do capital estrangeiro no país, mas ainda hoje defendem uma espécie de “reserva de mercado” que os beneficia no campo das comunicações.

O dirigente petista falou também sobre a falta de isonomia da mídia, especialmente quando se trata de denunciar a corrupção.



Leia também:


Eloi Pietá e a regulamentação da mídia no Brasil


Zé Dirceu: De quem era a câmera?


Presidente da Petrobras diz que reportagem é “asquerosa”


Walter Pinheiro: “O que Veja fez não é jornalismo sério, é bandalheira”


Paulo Teixeira repudia o jornalismo de Veja: Provocação e delinquência


Humberto Costa, no Senado: É preciso debater ética da mídia


Devanir Ribeiro, fotografado no hotel: Jornalismo “podre e mentiroso”


A denúncia original de Zé Dirceu: Repórter cometeu crime


Escritório de advogados diz que Veja é versão tupiniquim de tabloide inglês


Brasil de Fato: Se for crime, puna-se a Veja!


Delcídio do Amaral: Eu derrubei o Palocci?

Nenhum comentário: