quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"os laços sociais e a solidariedade que ajudam a prevenir os suicídios"

Esdras Oliveira: Os suicídios na Federal de Pernambuco

Viomundo

Caro Azenha

Uma tradição bizarra tem se firmado no prédio do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFCH) da UFPE. Nos últimos anos a comunidade acadêmica assiste atônita a alguns suicídos anualmente.

O prédio passou por uma reforma, porém, nem as novas grades seguram os tristes pássaros humanos, em sua maioria estudantes da própria universidade.

A reitoria não se pronuncia, a imprensa daqui é impedida pela mesma de divulgar os fatos e a morte dos universitários fica restrita ao meio acadêmico ou é discutida superficialmente ou jocosamente nas redes sociais (Orkut, Twitter ou Facebook). Apenas reformas não seguram os suicidas, o comando da universidade tem que tomar outras providências.

Imagine, um suicído pode gerar uma outra morte, pois, quem pula do CFCH pode cair em cima das pessoas que estão lá embaixo, estudando ou conversando, além disso, isso aponta o lapso de segurança no campus, pois, certa vez, um dos suicidas se jogou nu, durante a madrugada, do prédio. Como ele pode ter ficado escondido para cometer tal ato?

A UFPE, assim como a sua co-irmã UFRPE, sofre com a falta de segurança dentro dos seus campi, algo que, pelo que sei, a maioria das universidades sofre.

Portanto, envio um blog com uma pequena cobertura do último suicídio, para que seja apreciado por você e, se possível, divulgado no Viomundo, para, assim, ganhar visibilidade, já que o silêncio da reitoria da UFPE incomoda aos ouvidos.

Att., Esdras Oliveira

*****

Do Blog das Moléculas, indicado pelo Esdras:

Desde julho aconteceu um suicídio por mês. Hoje foi o terceiro do ano, mas há pessoas afirmando ser o quarto já. E a história é antiga, desde a década de 60 o CFCH vem registrando essas tragédias.

A de hoje comoveu a todos e não dá mais pra ficarmos calados, a garota “pulou” na tarde desta quarta-feira (28 de setembro) do CFCH caindo em frente ao Centro de Educação (CE), num local onde passam várias pessoas diariamente ou ficam sentadas esperando a hora da aula.

Muitas pessoas se reuniram ao redor, a perícia estava examinando o local, um cinegrafista da TV Jornal estava filmando e a polícia federal também marcou presença. As aulas do CE foram canceladas e os estudantes organizaram um ato, dando as mãos e segurando velas fizeram uma corrente humana abraçando todo o prédio do CFCH. Então foi feito um minuto de silêncio, que foi quebrado com aplausos. Algumas pessoas estavam muito emocionadas e outras indignadas.

Como meu celular não faz fotos boas à noite, assim que conseguirmos mais fotos postaremos aqui no blog. Amanhã por volta de uma hora da tarde os estudantes se concentrarão na reitoria com esparadrapo na boca, pedindo para a UFPE acabar com o silêncio e procurar uma solução para isso.

PS do Viomundo: O mesmo problema era enfrentado pelo Massachusetts Institute of Technology, em Boston. Lá, instituiu-se o que passou a ser chamado informalmente de “suicide day”. Uma vez por mês, os estudantes tem um “fim-de-semana” de três dias. No dia extra de folga, acontecem várias atividades coletivas. Como dizia um amigo meu de Nova York, em outras circunstâncias, é o dia de “reforçar a amizade”, estimulando os laços sociais e a solidariedade que ajudam a prevenir os suicídios.

Nenhum comentário: