sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Copa passa por cima das moradias populares...

Marcha em defesa da moradia





Moradores do bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre, realizam uma caminhada na tarde deste sábado (01/10) em defesa da moradia digna. A concentração será às 14h na Avenida Icaraí. Os manifestantes são moradores do local que serão removidos pela prefeitura de Porto Alegre devido à duplicação da Avenida Tronco (obra considerada prioritária para a Copa do Mundo de 2014) e ao PISA (Programa Integrado Socioambiental). A atividade é organizada pela comunidade e pelo Comitê Popular da Copa Porto Alegre.

Os moradores exigem serem reassentados na própria região. Até o momento, a prefeitura de Porto Alegre não apresentou as áreas em que as famílias serão removidas. Para a duplicação da Avenida Tronco, cerca de 1.300 famílias terão que deixar as suas casas. Para o PISA, serão ao menos outras mil famílias.

A comunidade reivindica que a área da cocheira do Hipódromo do Cristal (Jóquei Clube), de 16 hectares, que fica na região, seja destinada para a construção de moradia popular. No terreno, poderiam ser abrigadas as famílias que serão removidas e demais comunidades da região que habitam zonas de risco. Em caso de chuva, atividade será cancelada.

Nenhum comentário: