sexta-feira, 19 de agosto de 2011

a idade do pensamento medievo

Candidato trabalhista ataca com Arcanjo Gabriel e o fogo do inferno em Londres


por Cris no Somos andando

Muito critiquei a última campanha eleitoral no Brasil. Foi baixa, mesquinha e manipuladora, com um candidato tentando criar uma falsa, maniqueísta e infantil oposição entre bem e mal, para atuar na subjetividade de uma população majoritariamente católica, em que vigoram os conceitos de céu e inferno e outros da mesma laia.

Pois o “Serra é do bem” de 2010 parece até ingênuo diante do que a política britânica tem se mostrado capaz. Dois partidos apenas disputam o poder no Reino Unido, o Trabalhista e o Conservador. Ainda que as diferenças de plataforma não sejam tão gigantescas – ambos atuam dentro de uma perspectiva conservadora neoliberal, sendo um apenas mais conservador que o outro -, o fato de serem só dois, em uma oposição muito definida, leva-os a um embate mais aberto e feroz.

A ponto de o futuro candidato à prefeitura e ex-prefeito de Londres pelo Partido Trabalhista – importante frisar que se trata do menos pior -, Ken Livingstone, sugerir uma comparação com os tempos de Segunda Guerra. Ao criticar o prefeito atual, o conservador Boris Johnson, desfiou pérolas da seguinte estatura:

“É uma escolha simples entre bem e mal. Não acho que isso tenha sido tão claro desde a grande batalha entre Churchill e Hitler. Aqueles que não votarem em mim em 2012 serão pesados na balança do no Dia do Julgamento. O Arcanjo Gabriel dirá: ‘Você não votou em Ken Livingstone em 2012. Oh, querido, queime para sempre. Sua pele será queimada por toda a eternidade.’”

A referência religiosa não podia ser mais explícita, e a ameaça moral mais escancarada. O jogo é semelhante, o objetivo e o método são os mesmos, mas as cartas inglesas são mais incisivas. O mundo civilizado consegue ganhar na baixaria.

Nenhum comentário: