terça-feira, 28 de junho de 2011

quando você pensa que o mundo melhora... os jovens se deixam invadir pelo ódio dos velhos

Movimento Utopia e Luta repudia pichações nazistas



A Coordenação do Movimento Utopia e Luta, comunidade autônoma que está construindo um assentamento urbano no centro de Porto Alegre, divulgou nota repudiando as pichações nazistas feitas na escadaria da Avenida Borges de Medeiros e no prédio que abriga a comunidade. As pichações misturam a suástica nazista com apologia aos skinheads.


Cabe lembrar que, em 12 de novembro de 2010, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, então presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT) promoveu um ato público em repúdio à ação de grupos neonazistas no Estado. A iniciativa foi motivada por uma operação da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre que apreendeu materiais e vídeos de conteúdo neonazista. Um desses vídeos apreendidos causou especial preocupação, pois nele, o grupo neonazista veiculava imagens do senador Paulo Paim, insinuando alto teor de preconceito racial e de incitação à violência contra os negros.




A nota do Movimento Utopia e Luta afirma:

Diante aos ataques perpetrados por grupos Nazi fascistas a nosso território e a parte das instalações do Patrimônio Histórico do viaduto Octávio Rocha, o Movimento Utopia e Luta declara:

O repúdio a tais agressões contra a sociedade Porto-alegrense com símbolos sinônimos de morte, destruição, preconceitos, genocídios, Barbárie que a humanidade tem lutado e luta por desterrar de suas sociedades em procura de um mundo de vida e não de morte e segregação étnica.

Requeremos uma resposta por parte das autoridades responsáveis pela segurança na região e da governança do Município, que também tem facilitado este tipo de ação pela omissão de serviços de manutenção do alumiado do patrimônio histórico e residencial que a dias se encontra sem iluminação. Estamos pagando impostos para manter câmeras de segurança e de vigilância para quem?





Fotos: Movimento Utopia e Luta

Nenhum comentário: