quinta-feira, 23 de junho de 2011

é bem isso, burocratizados e engessados pelo poder?

Inês Nassif: PT briga muito e debate pouco


Assim, é daqui para pior

O Conversa Afiada tem o prazer de reproduzir artigo de Maria Inês Nassif no Valor:

Muita briga e pouco debate dentro do PT


O PT não passou incólume por oito anos no poder e, se não alterar a rota, tende a acumular mais desgastes nos próximos quatro anos.



Como já não se imaginava mais, o partido foi engrossado, nas bases, por um contingente de militantes lulistas – o partido de classe média intelectualizada, de esquerda, não apenas capturou eleitores na base da pirâmide social, como incorporou parte desse contigente em sua militância.



Esse é o sonho de todo partido de trabalhadores, mas isso acontece no momento em que a legenda, totalmente institucionalizada, consolidou um processo de transferência de lideranças criadas na estrutura burocrática para o Parlamento e elas delimitaram territórios, ungidas por um sistema partidário uninominal que é intrinsicamente personalista.



Esse descompasso se mostra mais agudo quando a direção nacional afrouxa e perde capacidade de unir a máquina partidária. As bancadas legislativas tendem a ocupar, então, maior destaque.



Se não tomar um rumo, o PT pode perder o que tinha diferente em relação aos demais partidos, e a grande chance colocada, nesse momento, de renovação de quadros partidários.


(…)

Leia a matéria na íntegra no site do Valor Econômico.


Clique aqui para ler ” Presidenta, ouça o Deda, SP é uma penúria”.

Nenhum comentário: