segunda-feira, 23 de maio de 2011

aos meninos meninas da geração... anos 70 (cinquentões...)

Tommy Completa 42 Anos




A primeira obra nomeada como Ópera Rock completa hoje 42 anos de seu lançamento.

A ópera foi composta pelo guitarrista do Who, Pete Townshend, com duas faixas do baixista John Entwistle e uma creditada ao baterista Keith Moon, na verdade composta por Townshend. Uma canção antiga de blues do músico Sonny Boy Williamson II também foi incorporada à obra.

Tommy foi lançado originalmente pela Polydor em 1969 como um LP duplo, com um encarte com as letras das músicas e ilustrações e uma espécie de capa tripla que se desdobrava. Todos os três painéis foram tirados de uma única pintura Pop Art feita por Mike McInnerney. O desenho é uma esfera com buracos no formato de losango, com um fundo formado por nuvens e gaivotas voando. No outro lado uma mão estrelada parece rasgar o papel enquanto aponta com o dedo. Os executivos da gravadora insistiram que uma foto da banda fosse incluída na capa, então algumas pequenas imagens, quase irreconhecíveis, dos quatro integrantes foram colocadas nos buracos da esfera.

Só em 1975 é que a obra seria transformada em filme, com a participação de grandes atores (Oliver Reed, Ann-Margret, Jack Nicholson) e artistas do rock (Elton John, Eric Clapton, Tina Turner), além dos integrantes da banda, com destaque para Roger Daltrey, protagonista no filme e cantor do Who.
Aqui uma breve sinopse do filme:

Durante a II Guerra Mundial o Capitão Walker é considerado morto em batalha. Sua esposa Nora Walker fica com a tarefa de cuidar sozinha de Tommy, filho recém-nascido do casal. Nora se envolve com Frank Hobbs, mas em 1951 seu antigo marido retorna repentinamente e é morto por Frank. O garoto Tommy presencia tudo, mas sua mãe e seu padrasto insistem que ele não viu, ouviu e não vai falar nada a ninguém, e em consequência Tommy se torna cego, surdo e mudo. Já adolescente, Tommy se torna um campeão de pinball, trazendo fama e fortuna para sua família. Depois de curado, ele se torna uma espécie de figura messiânica e angaria um culto de seguidores, que no final rejeitam seus ensinamentos e o abandonam.

Em um dos vídeos a memorável cena do banho de feijão, com a absolutamente estonteante Ann-Margret. E no último, uma das músicas que mais sucesso fez nessa época, Pinball Wizard, com Elton John. (Com informações da Wikipedia, imagens do Google e vídeos do Youtube)

Imagens:
Tommy Completa 42 Anos
Tommy Completa 42 Anos
Vídeos:
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

Nenhum comentário: