quinta-feira, 28 de abril de 2011

você anda a procura da ética e transparência(?)... só quando interessa aos seus interesses(?)

Banrisul anuncia medidas para garantir transparência e ética


Alguém lembra daquela história das empresas de publicidade contratadas pelo Banrisul (SLM e DCS) com contratos superfaturados? Isso veio à tona em setembro do ano passado, durante a gestão PSDB/PMDB, mas, como no Brasil só se lembra daquilo que interessa a determinados interesses, a história sumiu dos jornais. Agora voltou a ser notícia, ainda que tratada de forma meio morna. O fato é que a nova direção do banco está adotando medidas para manter a transparência e um rigoroso controle ético, de forma que irregularidades não encontrem mais espaço. Entre essas medidas, o rompimento de todas as relações com as empresas envolvidas nas denúncias.

A informação a seguir foi tirada daqui.

A diretoria do Banrisul divulgou nota de esclarecimento referente à suspeita de fraude ocorrida no banco e investigada pela Operação Mercari, que veio a público em setembro de 2010, durante a gestão anterior. O esquema, investigado desde 2009, envolveria superfaturamento em ações de marketing da instituição, chegando a um prejuízo de R$ 10 milhões. Tais investigações não se referem a nenhum quadro da atual administração.


Confira abaixo a nota na íntegra.

NOTA À IMPRENSA

Diante das manifestações veiculadas na imprensa acerca da denúncia, por parte do Ministério Público Estadual, de envolvidos em supostas irregularidades na área de eventos e mídia externa da Unidade de Marketing do Banrisul, a direção do Banco vem manifestar o que segue:

1) Desde a deflagração da operação dos órgãos de controle e investigação, em setembro de 2010, o Banrisul vem adotando medidas saneadoras no setor.

2) A partir da posse da nova diretoria, em 17 de março último, todo um padrão de conduta visando garantir transparência e economicidade, necessárias a este tipo de atividade, foi reforçada, tanto no fluxo dos processos internos, como na reestruturação da área de marketing.

3) Já na primeira reunião da nova diretoria, em 21 de março do corrente, ficou decidida a abertura de novo processo licitatório para a contratação de agências de publicidade, cujo edital será publicado em breve.

4) Os empregados do Banco envolvidos já foram afastados das suas funções.

5) A Diretoria determinou que a Assessoria Jurídica do Banco tome todas as medidas cabíveis para o ressarcimento de possíveis prejuízos sofridos pela Instituição.

6) Também foi determinada a suspensão de todas as relações comerciais do Banco com as empresas envolvidas.

Considerando o compromisso ético com a boa governança corporativa e a transparência de seus negócios e ações, o Banrisul, habilitado como assistente de acusação no processo, reafirma sua posição de acompanhar e prestar o apoio necessário ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado e Polícia Federal, a fim de garantir que todas as irregularidades sejam amplamente apuradas.

Diretoria do Banrisul

Nenhum comentário: