domingo, 24 de abril de 2011

espuma e mau cheiro... até quando(?)

Olha que bonito o seu esgoto enfeitando o Tietê

A cena, que gravei neste sábado, não é nova. O cheiro de ovo podre também não.

A água do Tietê, rica em matéria orgânica e resíduos químicos domiciliares e industriais, sacolejada na passagem por uma barragem, atravessa o município de Pirapora do Bom Jesus coberta de placas grossas de espuma e um cheiro forte que causa náuseas.

A situação piora nos dias mais secos. Discursos prometendo soluções para o problema existem. A prática é que não se apresenta.





Lembro que, anos atrás, um shopping center da capital paulista, durante o festejos pelo nascimento do Papai Noel (da mesma forma que, na Páscoa, se celebra a libertação do Coelhinho – vocês não têm idéia do que a TV faz com a formação das crianças…), utilizava um canhão de espuma branca para simular neve de hora em hora. E dá-lhe detergente jogado fora para suprir nossa necessidade de comemorar o Natal como o Hemisfério Norte, mesmo com 35 graus celsius à sombra do lado de fora do ar condicionado.

Talvez o esgoto do shopping fosse tratado, talvez não. Mas tal como as placas de merda branca em Pirapora, a cena era bastante simbólica de nossa sociedade do desperdício. Enquanto isso, as crianças do belo município da Estrada dos Romeiros brincam ao lado de outra espuma branca por nossa culpa de consumidor, que não pensa, e de eleitor, que não faz cobrança.

Nenhum comentário: