sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conhecendo o Gasômetro

USINA DO GASÔMETRO

Cultura em Porto Alegre


A Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão - o tal "Gasômetro" fazia referência à área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.

É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc. Em julho de 2007, recebeu nova reforma.

Durante todo o ano, a Usina do Gasômetro tem uma ampla programação cultural, para saber informações sobre agenda cultural no site: www.portoalegre.rs.gov.br/smc

Além de programação cultural, o Gasômetro possue a primeira sala de cinema municipal, a Sala P. F. Gastal, que encontra-se no terceiro andar. Com capacidade de 118 lugares em 292m², homenageia o jornalista e crítico de cinema gaúcho Paulo Fontoura Gastal.

Sendo também palco para o conjunto escultório em homenagem à cantora Elis Regina, obra do escultor paraibano Joás Pereira dos Passos, o monumento segue a tendência de estátuas de convívio, caracterizadas por permitir uma maior proximidade com o público. Esculpido em bronze, o monumento de 1,65m retrata a intérprete Elis Regina cantando sobre um disco de vinil, ladeada por um banco (ideal para registros fotográficos) e com posicionamento voltado para o Guaíba.

Temos também o famoso passeio de barco no Cisne Branco que tem como ponto de partida a bera do guaíba em frente ao nosso maravilhoso Gasômetro, informações pelo site: www.barcocisnebranco.com.br/

Sem sombra de dúvida o Gasômetro é um ponto turístico que nos orgulha de morar em Porto Alegre, poís alem de ter uma ampla agenda cultural é palco de shows e manifestações populares. Se você não conhece, ou nunca viu o famoso pôr-do-sol, está perdendo uma bela oportunidade de conhecer e apreciar o que a nossa cidade tem de melhor.
______
Mais imagens:



Nenhum comentário: