quarta-feira, 30 de março de 2011

Vilas Gaúcha e Icaraí - Porto Alegre

Câmara na Comunidade - Vilas Gaúcha e Icaraí receberam os vereadores

Vereadora Sofia Cavedon

A Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), junto com os vereadores Carlos Todeschini (PT), Elias Vidal (PPS), Toni Proença (PPS) e vereadora Fernanda Melchionna (PSol), visitou na manhã desta sexta-feira (25), as vilas Gaúcha, no Morro Santa Tereza, e a Icaraí, no Cristal. As visitas às comunidades, nas sextas-feiras, fazem parte do programa Câmara na Comunidade, promovido pela Casa Legislativa, e tem por objetivo conhecer a situação em que vivem moradores de locais da cidade que apresentam problemas de infraestrutura e encaminhar soluções junto a órgãos da prefeitura.

Vila Gaúcha

foto jonathan heckler /cmpa
Na Vila Gaúcha, Morro Santa Teresa, os vereadores percorreram a comunidade, acompanhados pelo presidente da Associação de Moradores, Darci Campos dos Santos, e representantes do DMLU e DEP.

A Vila, que abriga cerca de cinco mil famílias, não possui iluminação externa, dificultando a locomoção dos moradores durante a noite. Outro problema constatado é o esgoto que está com os canos expostos, por cima das calçadas, e as bocas de lobo não suportando a demanda de água em dias de chuvas fortes, causando constantes alagações. O acúmulo do lixo é outro problema apontado pelas lideranças comunitárias. Segundo eles os agentes do DMLU não conseguem entrar na comunidade, gerando pilhas de lixo e entulhos nas vias de entrada da localidade. “A única área de lazer para as crianças é um campo de futebol em péssimas condições que, além de tudo, serve como depósito de lixo para habitantes da região e de fora”, afirmou o presidente da Associação.

Os vereadores comprometeram-se em levar a situação ao Executivo Municipal através de pedidos de providência. Eles consideram importante uma ação para reabilitar o campo de futebol para o lazer das crianças e adolescentes, evitando também o acúmulo de lixo. “Se aqui tivesse um campo bom, com parque para as crianças, os moradores não teriam coragem de jogar lixo”, concluiu o vereador Toni Proença.

Vila Icaraí

foto jonathan heckler /cmpa
Os vereadores, Elias Vidal e Fernanda Melchionna, também acompanharam a presidente Sofia Cavedon, na visita a Vila Icaraí, que será removida devido à ampliação da Avenida Tronco, na Zona Sul da Capital.

A Avenida, hoje composta de duas pistas que correm por fora de um córrego, receberá mais uma pista de cada lado, um corredor de ônibus e uma ciclovia em um dos lados. As famílias que atualmente residem ao lado da rodovia serão removidas e transferidas do local.

Os moradores estão apreensivos para onde serão realocados. Eles afirmam que ainda não sabem ao certo para onde a Prefeitura os levará. A informação de que pode ser para a Zona Norte da cidade não está sendo bem aceita pela comunidade, pois muitos moram na região Sul há mais de 50 anos.

A Câmara, através da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), irá realizar reunião na própria comunidade, com data a ser definida, para debaterem o destino das famílias. “Eles precisam saber para onde vão o quanto antes”, disse a presidente Sofia Cavedon.

Jorn. Marta Resing/5405 - Com a colaboração de Rafael Raffa (Jornalista em formação).
Assessoria de Imprensa da Presidência

Nenhum comentário: