domingo, 27 de março de 2011

mudamos um pouquinho(?) e o mercúrio, e o chumbo, e a contaminação(?) é problema para os outros resolverem(?)

Lixo Eletrônico, você sabe o que é?

Posted: 28th February 2011 by acirbgr in Artigos



Sempre que pensamos em lixo eletrônico, lembramos de imediato daqueles spams que são encaminhados a você por aquele usuáriomenos experiente lotando a sua caixa de e-mail. Muitos deles trazendo vírus e corrompendo o seu sistema operacional.

Mas não é desse tipo de lixo que eu estou falando, e sim dos e-waste (e-lixo).

Um e-waste nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem ser reaproveitados. Nessa lista estão: Celulares, Computadores, Notebooks, Câmeras digitais, MP3 player, enfim, uma lista bem extensa.

Esses equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, por conta disso não podendo ser simplesmente descartados em lixões ou lugares do tipo.

Para se ter uma ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo lixo produzido pela humanidade. Só o Brasil produz 2,6kg de lixo eletrônico por habitante, e até 2012 espera-se que o número de computadores existentes no país chegue a 100 milhões de unidades.

Agora imagina se todo mundo resolvesse trocar de computador ao mesmo tempo? Isso sem falar nos celulares e MP3 que são lançados praticamente todo dia.



Um Computador mediano é feito de elementos básicos conhecidos por todos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio e mais uma série deles.

O mercúrio é utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado.

O chumbo, que é o componente mais usado em computadores e celulares, pode causar náuseas, perda de coordenação e memória.

Não existe um computador sem produtos nocivos à saúde, isso é fato, o que podemos fazer é reciclar o máximo possível desses e-waste para evitarmos a nossa própria contaminação e os danos causados pelo mesmo.



A Apple já entrou nessa briga, e começou a produzir os chamados “computadores verdes”. Ao contrário do que você deva estar pensado, não são imac’s nem macbooks pintados de verde, e sim computadores que seguem uma linha de baixo consumo de energia, além de matéria-prima sem alguns componentes nocivos à saúde. Segundo a empresa estes novos eletrônicos se valem de materiais que podem ser facilmente reciclados.

Um boa inciativa não?

Porém não é a solução, é preciso a colaboração de todos, e quando digo isso, estou falando com vocês geeks que trocam seus equipamentos eletrônicos como se fossem roupas . Procure em saber sem em sua cidade tem algum posto de coleta, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresas de informática e celulares, e onde os aparelhos das marcas determinadas podem ser descartados.

Outra boa dica é a ONG Lixo Eletrônico , lá você também encontra uma lista de locais onde pode ser feita a doação de artigos para a reciclagem dos resíduos eletrônicos.

Faça a sua parte, assim você evita a degradação do planeta, afinal, enquanto ele continuar habitável para humanos é garantia de muitos e muitos “brinquedinhos” para vocês geeks continuarem desfrutando.
me inclua nesta lista
noob

Informática Para Geeks

Nenhum comentário: