sexta-feira, 25 de março de 2011

Monika Ertl

La mujer que vengó al Che Guevara


Posted on 25/03/2011 by Iván Marrom

Bons jornalistas normalmente acabam por preterir a vida de repórter mixuruca. Bem por isso, é corriqueiro que encontremos práticas jornalísticas aguçadas em páginas de livros.
A capa

Não conheço Jurgen Schreiber, tampouco sei se é um bom jornalista ou a sua linha ideológica. Mas queria reportar ao fato de que saiu-se bem sucedido na sua tentativa de contar a história de Monika Ertl, a mulher que vingou Che. Schreiber usa e abusa da sua capacidade de investigação, fazendo da biografia de Monika uma reportagem de 287 páginas narrada em primeira pessoa. O seu leviano envolvimento com o caso fulmina no seu mérito: o mérito de inquirir.

Evidentemente, porém, não posso deixar de ressaltar que a obra não tem nada de extraordinário. É de uma leitura razoavelmente simples, bem dividida em subtítulos e capítulos pequenos que seguir-se-ão assim até o final. Algumas vezes, nota-se a falta de uma vírgula ou ponto, fruto de uma tradução do idioma alemão para o espanhol que não dá bastante segurança. A versão por mim analisada foi registrada no ano de 2009, e não vi indícios de que há uma edição em português.

Jurgen Schreiber joga com o leitor ao começar com a cena que intitula o livro – o assassinato do Cel. Roberto Quintanilla por parte da menina -  e dando voltas ao mundo antes de encaixar-se na história bruta. Por exemplo: vários capítulos são reservados para o estudo de outros personagens, como o pai e o cônjuge da protagonista. E falando em “pai”, é incrível como os pais sofrem em toda e qualquer biografia de algum rebelde que leio. Nesta em questão, a sina repete-se.

Uma filha do nazismo, que usou da arma em punho para assassinar aquele que mandou decepar o líder Che, não se vê todos os dias. Informações com a mínima da decência sobre esse livro (aqui fica somente registrado a sugestão de leitura) podem ser adquiridas clicando aqui. E pra quem quiser emprestado, o tenho.

Nenhum comentário: