terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

OP no RS está se reorganizando

Tarso ressuscita Orçamento Participativo e Zero Hora diz que OP “perde força”

Jornalismo B

Vamos lá, crianças, sei que vocês são capazes de resolver a seguinte equação: quando algo que não existe passa a existir, dizemos que esse algo “perde força”. Verdadeiro ou falso? Verdade ou mentira? Qualquer criança sabe dizer que isso é mentira. Mesmo assim, é essa a informação que consta no título da página seis da edição de hoje do jornal Zero Hora. Por quê? Fácil descobrir.



Criado pelo PT no Rio Grande do Sul como forma de abrir portas de participação da sociedade nas decisões governamentais, o Orçamento Participativo Estadual foi extinto pelo governo Germano Rigotto (PMDB), e sua extinção foi mantida pela última governadora, Yeda Crusius (PSDB). Agora, com o PT de volta ao governo do Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro decidiu reativar o programa, além de montar no Estado outros espaços participativos. Pela ampliação da estrutura de participação, o OP não terá status de secretaria. Esse é o resumo da notícia, mas não o resumo da matéria publicada em Zero Hora.

Enquanto o portal Sul 21 noticia o fato de forma óbvia e clara (“RS volta a ter Orçamento Participativo”) e traz uma entrevista com a mulher que vai comandar o OP, Zero Hora briga com a notícia. O título é “Orçamento Participativo perde força”, e a ideia geral é de que, já que não tem o caráter de secretaria que teve em outros governos do PT e já que não é o único espaço de participação popular, o OP está sendo desvalorizado por Tarso.

A matéria é do repórter Carlos Etchichury, dos melhores do jornal, algumas vezes já elogiado aqui no Jornalismo B, o que traz ainda mais espanto. Fato é que Zero Hora criticou seguidamente o Orçamento Participativo durante seus anos de implantação inicial, e agora publica matéria lamentando seu “enxugamento” no exato momento em que o OP é ressuscitado. Outra: Zero Hora adora cobrar – com razão – dos governos petistas as promessas não cumpridas, mostrando suas próprias matérias nas quais constavam as tais promessas. Nesse caso, porém, esqueceu de comentar textos do próprio jornal (AQUI e AQUI) nos quais Tarso explicava que, eleito, faria exatamente o que está fazendo agora: trazer de volta o OP e montar outras formas de participação popular.

Estrela dos governos petistas, referência no mundo inteiro, bandeira fundamental da esquerda gaúcha, o Orçamento Participativo é relançado. Motivo de comemoração, de palmas? Seria o normal. Exatamente por isso Zero Hora tenta criar um factóide para esvaziar a importância democrática da ação do governo Tarso. A matéria, que ocupa quase uma página inteira, se dedica a mostrar como Tarso está esvaziando o OP, quando na verdade o relança. Invertendo totalmente os fatos, Zero Hora briga a foice com a verdadeira notícia.

Postado por Alexandre Haubrich

Siga www.twitter.com/jornalismob e www.twitter.com/alexhaubrich

Nenhum comentário: