quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

uma prefeita que administra nossa cidade e está aonde precisa estar, a quanto tempo você não vê isso?

Sofia acompanhou a coleta de lixo

Blog a Sofia


A prefeita em exercício, Sofia Cavedon, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, acompanharam a coleta de lixo na manhã de hoje, 10, no Bairro Teresópolis, no trecho da rua Ludolfo Boehr até a Estrada dos Alpes. A prefeita pôde ver na prática o trabalho do DMLU e a necessidade que o poder público tem de receber auxílio das comunidades.

Sofia alerta para que a população contribua também com limpeza urbana da cidade, evitando principalmente os focos de lixo. “Os moradores devem respeitar os dias e horários de coleta. Isso é fundamental para que o lixo não fique acumulado e exposto durante todo o dia, até ser retirado pelo DMLU. É necessário realizar um trabalho de reeducação com os cidadãos”, enfatizou a prefeita em exercício. “Hoje, o DMLU coleta uma média de 500 toneladas diárias desse tipo de lixo descartado irregularmente e o custo disso é de cerca de R$ 800 mil mensais, dinheiro que poderia estar sendo investido em tanta coisa importante que falta à cidade”, completa Moncks.
A implantação da coleta mecanizada do lixo através de contêineres em uma área piloto da cidade é outra medida que será adotada este ano pela prefeitura para dinamizar ainda mais o processo de coleta. Na primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população será contemplada. O edital de licitação foi publicado no dia 9 de dezembro. Os envelopes de habilitação serão abertos nesta quarta-feira, 12, e o resultado deverá ser divulgado no dia 20. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência instale 1,2 mil contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros a partir de julho.

Benefícios - As vantagens imediatas da coleta de lixo domiciliar em contêineres - aos moldes do que é feito em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e nas cidades uruguaias de Punta del Este e Montevidéu - serão o desaparecimento quase total dos caminhões de lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área de muito movimento de carros, o fim da ação da chuva, do vento e de animais nos sacos de lixo, que poderão ser dispostos nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, e a diminuição da ação de catadores informais.

Telefones para informações e retirada de focos de lixo: (51) 3289 6999 ou 156.

------

BAITASAR

Chego na redação do blog do baitasar (Baitasar sou eu), uma saletinha de 4m², sem janelas, paredes brancas e um único computador (os livros ficam esparramados por cima deles mesmos, entrar e sair somente sobre os próprios passos), fico parado na soleira da porta, o Professor está no computador (quando um fica dentro o outro fica fora).

Fico intrigado com o sorriso do Professor e pergunto o que está acontecendo

"Rapaz, é muito bom quando a gente encontra fazendo política pessoas com a Prefeita Sofia."

Isso é uma raridade, o Professor sorrindo e de bom humor

"Baitasar, as pessoas achavam que eu curtia ficar de mau humor com a Yeda. Eu não desfrutei nenhum gozo contra aquela senhora, que já foi tarde."

Desconfio que a conversa vai longe, o Professor ta meio no jeito de abrir o coração. Ergo o punho e olho as horas, lembro do chopinho descendo suavemente, mas fico quieto

"Baitasar, é tão fácil, basta querer administrar a cidade e não ficar fazendo charme para fotografias e microfones, como trampolim para outros cargos, mais votos."

Lembro o Professor que todo político precisa de voto

"Guri, eles virão, basta fazer o seu trabalho. Veja essa menina, a Sofia, pensa antes de responder e faz o seu trabalho, quando foi que você viu pela última vez um prefeito (agora prefeita) acompanhando a coleta do lixo porque a comunidade está reclamando?"

Não lembro, até conhecer o Professor, nem mesmo lembrava em quem tinha votado para vereador

"Muito raramente eu me engano, mas essa tem que lutar para ser nossa prefeita, no ano que vem!"

Pergunto se o Professor está lançando a vereadora Sofia para Prefeitura de Porto Alegre.

Ele abre um sorriso

"Sem Sofia não há escolha!"

Nenhum comentário: