quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

pra não virar papagaio de pirata se informe... onde(?) a globobo é um vício que deforma, muda e você supera, tenta(!)

Enchentes de São Paulo: um caso de incompetência



Apesar da enorme pontaria de Mônica Waldvogel, de sempre interromper o entrevistado Júlio Cerqueira César Neto nos momentos cruciais, um belo programa "Entre Aspas" mostrando claramente que :
1. As chuvas de São Paulo sempre estiveram dentro das previsões.

2. Ocorreram erros graves em sucessivos governos. Desde 1997 se sabia que a nova calha do Tietê estava superada. Foi montado um Plano de Macrodrenagem que jamais saiu do papel, tentando compensar a insuficiência da calha com os piscinões - e apenas 1/3 foram feitos. Segundo Amaury Pastorello, superintendente do Departamentos de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, por falta de capacidade de investimento. Inacreditável! Cerqueira César mostra que é impossível colocar os piscinões por falta de espaço. Logo, nenhum governo pensou em solução para o problema.

3. Se a calha estivesse limpa, risco de ocorrência de enchente a cada dez anos. Sem os trabalhos de desassoreamento, a probabilidade é de uma enchente a cada cinco anos.

4. O Plano de Macrodrenagem, apesar de inviável, está sendo revisto de maneira fechada pelo Estado. Segundo Cerqueira Cesar, a sociedade precisa participar para evitar novos enganos.


Nenhum comentário: