sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

em 2011... polícia de sp e as balas de borracha contra estudantes

Vídeo: Polícia de SP reprime manifestação com balas de borracha



O Conversa Afiada reproduz texto do Viomundo:

PM reprime ato contra aumento das tarifas de ônibus em SP


COMUNICADO DO SINTUSP FRENTE À BRUTAL REPRESSÃO AO ATO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS EM SP


A Policia Militar desferiu na tarde de hoje, 13 de janeiro de 2011, uma truculenta repressão contra cerca de mil pessoas, que se manifestavam em ato contra o inadmissível aumento da passagem de ônibus, anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab, do DEM, para R$ 3,00.


O ato, convocado pelo MPL – Movimento Pelo Passa Livre – saiu do Teatro Municipal e, quando estava na Av. Ipiranga, a repressão começou. Os estudantes, trabalhadores, integrantes dos movimentos sociais, e a população, que aderiu ao ato espontaneamente pela justeza de sua demanda, foram repentinamente e violentamente reprimidos com balas de borrachas e bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo.  Não contentes com esta truculência, os policiais saíram em rondas, perseguindo as pessoas, e dando continuidade às agressões. O saldo são 30 pessoas presas no 3º Distrito Policial, e cerca de 10 estudantes feridos.


Não bastasse isso, os policiais saíram em rondas, seguindo com as agressões e prendendo dezenas de manifestantes, que nesse momento estão no 3º Distrito Policial.Enquanto a desgraça das famílias atingidas pelas enchentes se repete mais uma vez, a polícia do governador Geraldo Alckmin reprime os estudantes que se colocam ao lado do povo pobre desse país, que é quem sofre com as enchentes, com os aumentos do transportes e o  caos da saúde.


O prefeito de SP Kassab e seu aliado Alckmin demonstram que quando se trata de agir contra a tragédia das enchentes que lançam as famílias na miséria, a ação não existe. Porém, quando se trata de agir contra os trabalhadores, estudantes e jovens que se mobilizam pelos seus direitos a resposta é rápida. E vem sob a forma de bombas , cacetetes e balas de borracha.


Neste momento, cerca de 100 estudantes e representantes do MPL, Sintusp, Conlutas,  LER-QI, PSTU, DCE da UNESP, Diretório Acadêmico da Fundação Santo André, outras organizações democráticas, sindicaise da esquerda encontram-se diante da delegacia onde estão os presos. Chamamos todos os setores democráticos da sociedade, os sindicatos e as organizações populares e de esquerda e repudiar essa agressão criminosa do governo estadual, exigindo a imediata libertação dos estudantes presos e dando continuidade à luta contra o aumento da passagem de ônibus.


O 3º Distrito Policial fica na Rua Aurora com a Av. Rio Branco.


SINTUSP – Sindicato de Trabalhadores da USP

-------

BAITASAR

"Baitasar!"

Entro correndo na redação e fico em pé, não cabem os dois sentados

"Eu, o déficit zero, sou amargo e radical... assiste esse vídeo!"

Olho e não consigo entender os tiros, fico horrorizado com o fogo que se espalha das escopetas, armas empunho... por que por que por que

"O xiita sou eu? Eu que aguentei quatro anos de Yeda e seu discurso déficit zero, ali, com os alunos e as alunas. Não lembro de puxar a arma para ninguém, aliás, nem tenho armas além da minha garganta."

Onde estamos escondendo nossa humanidade solidária, amorosa?

Ficamos ali, parados, as lágrimas não escorregam e choramos aquelas que ninguém vê,  perdemos a cada dia para um mundo mais elitista, desigual, autoritário, preconceituoso... insano.

"A mesma gentiti que paga um milhão, 500, 300, 200, 100 mil, para os ronaldinhos chutarem bolas de couro, aumenta a passagem dos ônibus e mata atirar em quem reclama."

Entendi Professor, enquanto isso ficamos parados, discutindo sobre quem traiu quem e se a vírgula está no lugar certinho

Nenhum comentário: