quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Itália usa de dois pesos e duas medidas (cada uma pra um gosto)

Itália negou-se extraditar ex-militar uruguaio

Sul21

Jorge Seadi

A blogosfera e o site Vermelho desencavaram o caso do militar uruguaio Jorge Troccoli, capitão da marinha que teve participação ativa na Operação Condor, que recebeu asilo político na Itália, além da cidadania italiana, ainda na primeira passagem de Sílvio Berlusconi na chefia de governo da Itália.

Troccoli é acusado de ser responsável pela tortura e morte de mais de uma centena de opositores do regime uruguaio nas décadas de 70 e 80. Em 2002, o primeiro ministro Berlusconi concedeu a cidadania italiana ao militar uruguaio, mesmo sabendo de todas acusações contra o militar.

No ano passado, em setembro, o Ministro da Justiça da Itália, Angelino Alfano, negou a extradição de Troccoli, alegando que ele é cidadão italiano, baseado em um tratado assinado entre os dois países, em 1879.

A posição do governo italiano em relação ao militar uruguaio contrasta com a posição atual do governo italiano, que deseja que o governo brasileiro extradite o ex-ativista italiano Cesare Battisti, preso no Brasil desde 2007 no presídio da Papuda, em Brasília.

Com informações de Vermelho.org.br

Nenhum comentário: