quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

as tragédias não são iguais, têm em comum as chuvas intensas...

As razões das tragédias das chuvas



Por Mário Motta

Caro Roberto,

As tragédias causadas pelos deslizamentos de terra na região serrana do Rio e as causadas pelas enchentes de São Paulo são ambas decorrentes de chuvas intensas, porém as características são completamente diferentes. Sou engenheiro sanitarista e civil e atuo, também, na área de consultoria de drenagem urbana, razão pela qual peço sua atenção para alguns esclarecimentos.

As obras de macrodrenagem são projetadas para períodos de recorrência grandes, superiores a 10 ou 20 anos, ou seja, sua capacidade só deve ser superada em 10 ou 20 anos. Os canais dos rios Tietê e Pinheiros, entre outros de São Paulo estão tendo as suas capacidades superadas em chuvas que se repetem várias vezes num mesmo ano, em todos os anos, nos últimos oito a dez anos! Os deslizamentos de terra na região serrana do Rio estão ocorrendo numa frequência muito menor, uma vez a cada cinco ou dez anos, se não me falha a memória!

Todas as perdas de vida são dolorosas, e a engenharia possui recursos para reduzir esses riscos em situações diversas, seja nas drenagens, seja nas contenções de encostas. O que se observa em São Paulo é que os procedimentos de engenharia para manutenção dos canais de macrodrenagem estão sendo sistematicamente desprezados, resultando numa frequência de alagamentos absurda, com VÁRIAS enchentes num mesmo ano, enquanto o normal seria uma enchente num período de VÁRIOS ANOS.
Existe um triste agravante, pouco considerado no caso das enchentes, desprezado pela mídia que está criminosamente ocultando fatos e responsabilidades em São Paulo: além das mortes violentas por afogamento nas enchentes, ocorrem MUITAS mortes silenciosas, causadas por doenças de veiculação hídricas como hepatite, leptospirore, sarampo, diarréia infecciosa, salmoneloses, além de outras que causam transtornos sérios como parasitoses e conjuntivites.

O disciplinamento do uso e ocupação do solo é papel dos municípios, bem como os serviços de drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos, de acordo com constituição federal. Os municípios em pauta deveriam ser responsabilizados civil e criminalmente, se possível, com os seus governantes, todos eles, atuais e passados, respondendo pelas ocorrências imediatas  e também pelas doenças derivadas.

Sds Soteropolitanas,

Mário

Nenhum comentário: