terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jornalismo B

E 2010 chega ao fim


Jornalismo B


2010 foi um ano movimentado na mídia brasileira, em seus mais diversos setores. A velha mídia perdeu uma eleição, com a vitória de Dilma. As redes sociais e os blogs se fortaleceram e, de forma ainda muito inicial, os comunicadores independentes da web começaram a se organizar.

No Jornalismo B, continuamos com o bom ritmo de crescimento contínuo dos dois primeiros anos de blog. Acessos, comentários e colaborações cresceram muito, o espaço ganhou corpo como importante local de debate da mídia brasileira e de ativismo diário por um novo pensamento em relação à imprensa.

Em maio, nasceu o Jornalismo B Impresso, e esteve aí o principal diferencial positivo de 2010 para o Jornalismo B. Contando com diversos parceiros, o Impresso circulou fortemente nos bairros centrais de Porto Alegre e chegou a alguns outros Estados através das assinaturas. Levou, assim, o debate sobre mídia também ao papel, além de tratar, sempre à esquerda, sempre de forma crítica e contestadora, de política, cultura, meio ambiente, etc.

2011 chega trazendo a esperança de expansão da versão impressa do Jornalismo B. Precisamos que os assinantes se multipliquem, assim como os patrocinadores. Só assim, com a colaboração de todos, podemos fazer um jornal cada vez mais forte para, junto com outras iniciativas já existentes e com outras que precisam surgir, desenvolver a pluralidade da mídia gaúcha e brasileira. Por isso, neste editorial de encerramento de ano, não custa lembrar: assine o Jornalismo B Impresso. Apenas com a ajuda de todos podemos fazer esse espaço crescer.

O blog também seguirá firme, mantendo os princípios que o nortearam desde seu primeiro post, e trazendo também algumas novidades, é claro. Janeiro e fevereiro, por exemplo, serão meses nos quais contaremos com um grande número de colaboradores especiais no blog, em todas as terças e quintas, e em algumas quartas-feiras. É só o começo. O objetivo é encerrar 2011 com o dobro da força que temos hoje, e pra isso também precisamos de todos os nossos leitores e amigos. Precisamos que sigam lendo o Jornalismo B, divulgando-o, comentando nos nossos posts, enviando sugestões, críticas ou o que quiserem. Enfim, fazendo o blog junto conosco. Não esqueça também de seguir e divulgar o twitter do Jornalismo B -www.twitter.com/jornalismob

 
A esperança no crescimento do Jornalismo B também é a esperança no crescimento da mídia independente, e de novas lutas na direção de uma comunicação brasileira mais democrática. A Confecom e alguns encontros de blogueiros foram passos importantes, e em 2011 deve aumentar a pressão da sociedade organizada sobre o governo no sentido de criar novos marcos regulatórios para a mídia nacional. Tudo indica que podemos avançar.

Com tudo isso, o Jornalismo B deseja a todos os leitores um ótimo fim de ano e um grande 2011, cheio de esperanças, lutas e vitórias, construídas através do trabalho coletivo, da solidariedade e da defesa de uma democracia verdadeira. Fazemos um breve recesso, e em 10 de janeiro estaremos novamente postados na trincheira de batalha por uma mídia plural, democrática e popular.

Nenhum comentário: