quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

empregado do mês(?)

Barack Obama não manda nada, diz Bob Woodward


Diário Gauche



Quem - de fato - governa os Estados Unidos?

Bob Woodward, o jornalista que denunciou o caso Watergate, na companhia de Carl Bernstein, formula uma resposta a essa pergunta no seu livro mais recente "A Guerra de Obama" ("Obama’s War", edição Simon & Schuster, New York, 2010).

Woodward garante que nem é o poder Executivo, nem o poder Legislativo e menos ainda o Judiciário. Quem governa realmente, diz Woodward, é o complexo industrial-militar, quer dizer, o Pentágono e as grandes empresas produtoras de armamentos e munições, a cujas diretorias sonham entrar não poucos chefes militares quando se reformam.

Depois de ler o livro, o documentarista Michel Moore fez uma piada: "O título de comandante-em-chefe (que o presidente Obama ostenta) é tão cerimonial como o de 'empregado do mês' do BurgerKing aqui do bairro".

--------------------

Abaixo, um ótimo documentário sobre os interesses imperiais dos Estados Unidos e o uso disso por Hollywood, incentivado pelo Pentágono (em inglês). 


Um filme que, do meu ponto de vista, cai como uma luva para exemplificar o que diz o vídeo é o de Kathryn Bigelow, The Hurt Locker (Guerra ao Terror), de 2009, premiado com o Oscar de 2010 (leia a crítica deste blogueiro ao filme de Bigelow aqui).



Pescado parcialmente do blog Xatoo.

Nenhum comentário: