sábado, 27 de novembro de 2010

pensar fora da caixa... isso nos faz exaustos e humanos

Os rumos do Viomundo em 2011


por Luiz Carlos Azenha

Caros amigos, chegou a hora de agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por este espaço em 2010. Não foi pouco. O espaço já não me pertence. E é bom que seja assim, já que confio muito na clareza e na audácia intelectual de meus leitores. Não são apenas os comentaristas que fazem o blog. Nem os colegas blogueiros. Há muito trabalho silencioso, do leitor que gosta do que encontra aqui e distribui por e-mail, nas redes sociais e no twitter. Só assim para entender que a audiência do Viomundo tenha triplicado em menos de um ano.

Não foi, certamente, um ano comum. Todos nós, blogueiros, estamos exaustos, por conta da intensidade da campanha eleitoral. Precisamos urgentemente de férias.

Mas, antes, eu e a Conceição conversamos sobre os rumos do site em 2011.

Sempre sonhei em ter um espaço provocativo na rede. Contra o pensamento único e o lugar-comum. Dedicado a “pensar fora da caixa”, como dizem os gringos. É por isso que, conversando com a Lemes, decidimos que 2011 será o ano do conteúdo próprio. Eu e ela somos jornalistas. Eu e ela somos repórteres. Há uma distinção. O repórter é o cachorro louco do jornalismo. Repórter não tolera editor, nem burocracia, muito embora existam editores — poucos — que tem sangue de repórter.

Assim, tanto eu quanto a Conceição nos sentimos melhor no meio da notícia. Observando, entrevistando e contando.

Porém, a produção de conteúdo próprio é incompatível com as tarefas que assumimos ao longo de 2010.

Desde que comecei na blogosfera, em 2003, me ocorreu que seria muito importante estimular outras vozes na rede, independentemente de posição política. Melhor que fossem “progressistas”, um termo datado, eu sei, mas ainda assim importante num Brasil onde a mídia é francamente reacionária. Hoje até os jovens brasileiros são reacionários. Não se lê a Veja impunemente. Não se assiste ao Ali Kamel impunemente. Não se lê ao Otavinho impunemente. Todos eles estão ajudando a formar uma geração fascistóide, inclusive nas redações.

Uma de minhas primeiras atividades na rede foi criar o Sivuca. Quando ainda não existiam agregadores de blogs, o Sivuca era um agregador de blogs com integrantes de quase todo o Brasil. A ideia era distribuir leitores horizontalmente, ou seja, fazer com que os leitores do Viomundo fossem ao Na Periferia do Império, ao RS Urgente, ao Cidadania.

Em 2010 tive a ideia de promover o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que foi abraçada por vários colegas e acabou sendo um sucesso muito maior do que todos nós imaginávamos. Desculpem a falta de modéstia, mas também foi minha a ideia de vender cotas de patrocínio, de maneira a permitir que gente de todo o Brasil pudesse vir a São Paulo com hospedagem e refeições pagas. Em nome da diversidade regional e de gênero, abri mão inclusive de figurar na plenária inicial do encontro, como podem atestar meus colegas organizadores.

Grosseiramente, a blogosfera hoje se divide entre os que acreditam em uma organização centralizada, vertical (os que pugnam por um portal progressista, por exemplo) e os que acham que a organização deva ser horizontal, colaborativa, sem lideranças. Estou no campo destes últimos.

O sucesso do Encontro Nacional e a entrevista concedida pelo presidente Lula aos blogueiros são dois sinais claríssimos, em minha opinião, de que o processo para o qual dei pequena contribuição floresceu. Floresceu por conta do esforço de milhares de internautas e blogueiros, de todo o Brasil.

Tenho notado o entusiasmo com que os blogueiros já se organizam em etapas regionais para o próximo encontro nacional.

Assim, como eu e a Conceição Lemes temos tempo limitado e pretendemos investir mais na produção de conteúdo próprio, acreditamos que o processo prescinda de nosso envolvimento. Há muito sangue novo por aí, muita gente com capacidade crítica mais apurada, com ideias melhores que as nossas, com mais tempo livre que a gente, com mais capacidade organizativa e, diria eu, até mesmo com mais capacidade para comandar, inovar e acontecer. Eu ousaria dizer que há gente com o ego explodindo, em busca de espaço.

Por isso, o Viomundo está se afastando do comitê que organiza o segundo encontro nacional de blogueiros e atividades correlatas. Deixamos praticamente pronto o processo para formar uma cooperativa nacional de blogueiros e ir ao mercado publicitário em busca de financiamento privado.

Não nos furtaremos (epa!) a ajudar no que for necessário, mas a partir de agora não podemos assumir isso como atividade principal.

Depois de um merecido e alternado descanso, pretendemos concentrar forças na produção de conteúdo próprio para o Viomundo e contamos, mais uma vez, com nossos leitores.

Como você, leitor e comentarista, pode ajudar a estes velhos elefantes? Sugerindo pautas, entrevistados e assuntos. Em breve, criaremos um espaço para que você nos oriente: quem devemos entrevistar? que assunto merece nossa atenção? como furar o Cloaca, no bom sentido?

A todos e, em nome também da Conceição Lemes, muito obrigado pela ajuda que vocês nos deram em 2010.

Nenhum comentário: