terça-feira, 17 de agosto de 2010

O impasse da Cultura no RS

Armindo Trevisan critica desestímulo à cultura no RS e manifesta apoio a Tarso

O escritor Armindo Trevisan divulgou texto de apoio à candidatura de Tarso Genro (PT) ao governo do Estado e também ao Manifesto pela Cultura lançado pela Unidade Popular pelo Rio Grande. Para Trevisan, o Rio Grande do Sul vive uma fase de desânimo, desinteresse e desestímulo que se reflete na vida cultural do Estado. Ele escreve:

Tarso é um dos raros políticos que tem condições de avaliar a problemática cultural. Ele é, inclusive, uma garantia de que é possível tirar nossa cultura do impasse em que se encontra, subvencionando-a e tornando-a, por assim dizer, um item da cesta básica de qualquer cidadão.

A verdade é que estamos atravessando uma fase de desânimo, de desinteresse, de desestímulo, que se reflete, de modo particular, na nossa educação, e nos setores da expressão artística: cinema, artes visuais, música, literatura, tradicionalismo, artesanato, etc.

Ao mesmo tempo que tem consciência da importância da globalização e das inovações da Internet, Tarso conhece o lado ardiloso de tais inovações, e de seus prazeres voláteis. Ele é um dos únicos políticos que conheço para quem o binômio ética-estética é mais do que um acessório de maquiagem política…Ética e estética, para Tarso, se complementam na incorruptibilidade do desempenho público, e na obrigação moral de promover todas as formas de criação cultural, pessoais ou coletivas.

Investir em política – sejamos razoáveis – é responsabilidade. Significa garantir um mínimo de espaço à liberdade pessoal dos cidadãos, e promover mitos e utopias do inconsciente coletivo. Porque, sem a memória histórica, sem a sensibilidade e a imaginação criadoras dos cérebros e dos corações mais lúcidos e projetivos, o exercício político acaba esterilizando-se em miragens sócio-econômicas que não preservam nem a identidade do povo, nem sua capacidade de enfrentar os desafios da distribuição de renda.

Foto: Site da Editora L&PM

Nenhum comentário: