sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hora do Conto e a literatura

Jean Hébrard
Ler não é o bastante
Marcello Scarrone

A alfabetização não é suficiente. Esta vem sendo uma das bandeiras do educador e historiador francês Jean Hébrard. “Não é simplesmente fazer ler e escrever”, diz ele, “mas uma questão de transmissão cultural”. Um dos principais especialistas no estudo da cultura escrita – além de professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, e da Universidade de Michigan (EUA), Hébrard já foi inspetor-geral da Educação Nacional da França. E com a experiência de quem mergulhou no passado para entender o que acontece quando uma pessoa descobre o mundo da escrita, ele acredita que ainda há muito a ser feito no campo da Educação, seja no Brasil ou na França.

Com um português fluente, embora carregado com um inconfundível sotaque francês, Hébrard já criou raízes deste lado do Atlântico. Além de diversas pesquisas em Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, ele trabalhou por aqui na elaboração dos parâmetros curriculares durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). E isso sem falar no seu neto brasileiro: “O Brasil, para mim, é o futuro. Toda vez que eu volto, me sinto no país do futuro. Espero tudo deste país”.

Hébrard é defensor intransigente da escola em tempo integral e acredita que antes mesmo de saberem ler ou escrever, as crianças já deveriam conhecer a literatura. Nesta entrevista à Revista de História, à beira da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, ele explica como isso seria possível. “Uma cultura se transmite, como em uma família normal da elite, na oralidade”. O historiador ainda falou sobre os sistemas de ensino da cultura escrita, sobre as pesquisas recentes a respeito do trabalho dos escrivães e revelou o projeto de seu próximo livro, Os papéis da liberdade, sobre uma família haitiana que passou por Cuba, pelos Estados Unidos, e foi parar na Europa. (...)

Leia a entrevista completa na edição de Janeiro/2010, da Revista de História da Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário: