terça-feira, 31 de agosto de 2010

ainda não cansou (?) continua indo até a banca (?)

A "Veja" quer que a classe média que desperdiça dinheiro assinando-a acredite que o PT tem ligações com as FARC



por Paulo Jonas de Lima Piva

O desespero tomou conta da grande mídia reacionária brasileira. A vantagem de Dilma sobre Serra fez as redações de direita perderem o senso do ridículo. As páginas amarelas da última edição da tucana Veja é um claro exemplo disso. O entrevistado é o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, continuidade de Uribe e títere do imperialismo norte-americano. Para assustar a classe média "Regina Duarte", a revista, ao invés de perguntar ao nobre entrevistado, faz afirmações gravíssimas sobre um possível envolvimento entre o PT e as FARC, esperando do interlocutor cumplicidade. Mas parece que o plano da direção da revista não deu certo. Vejamos.

Afirmação maquiada de pergunta feita pela revista:

"O partido do presidente Lula, o PT, tem relações documentadas com as Farc. O senhor pretende obter de Lula o repúdio público à guerrilha, nos moldes da declaração feita por seu colega venezuelano Hugo Chávez? ".

A resposta do presidente colombiano foi equilibrada, o que não deve ter agradado em nada o panfleto serrista:

"Quando fui ministro da Defesa, minha experiência com o governo do presidente Lula foi muito positiva. Obtive um rechaço categórico às Farc por parte do ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante uma viagem dele à Colômbia. Ele disse que não permitiria que as Farc tivessem nenhum tipo de presença ou influência no Brasil. O ministro afirmou que os guerrilheiros seriam recebidos a tiros, o que nos causou uma impressão muito boa. Não tenho, portanto, percebido afinidade ou complacência do governo Lula com o terrorismo e estou certo de que, quando nos sentarmos para conversar, essa será a posição do presidente brasileiro".

Mas o panfleto direitista insiste:

"Documentos encontrados nos computadores de Raúl Reyes (chefe guerrilheiro morto por comandos colombianos em 2008 no lado equatoriano da fronteira) revelam contatos bem amigáveis entre as Farc e alguns integrantes do PT…"

A resposta do presidente colombiano, porém, foi equilibrada mais uma vez, pondo abaixo a tentativa da "Veja" de induzir o político colombiano à sua intenção de criminalizar o PT e Lula:

"Sim, é possível que tenha ocorrido algum contato do PT com as Farc — assim como as Farc tiveram contato com diversos políticos colombianos, inclusive comigo. Tive contato com as Farc durante os processos de paz. O fato de alguns nomes de brasileiros terem aparecido nos computadores das Farc não necessariamente significa que aquelas pessoas sejam cúmplices com grupos fora da lei. Uma coisa é estabelecer contatos, outra é ser cúmplice".

Nenhum comentário: