quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serrágio

Serra quer subir pedágios. É “O Brasil paga mais”

Comentei hoje mais cedo que para flagrar Serra não é preciso nenhum boato. Basta ler os jornais e ouvir o que ele fala. Pois agora mesmo, em entrevista ao portal R7, segundo conta o UOL, o tucano disse que, se eleito, vai mudar o regime de concessão do governo Lula para rodovias federais, que privilegia a menor tarifa ao usuário. Leia-se: o preço dos pedágios vai aumentar e ficar como em São Paulo.

Não basta torturar os paulistas com os pedágios mais caros do país. Serra quer levar os preços altos a todo o território nacional, com a lógica que adotou em São Paulo. Lá ele cobra pela outorga (“dinheirinho no caixa”), e apenas estabelece uma tarifa máxima. Claro que é a tarifa máxima a que os empresários cobram. Ou alguém já viu empresário bonzinho cobrando menos quando o governo diz que pode cobrar mais.

Aliás, o PSDB podia mudar de slogan: devia ser “Com Serra, o Brasil paga mais”

Serra reconheceu que a cobrança de pedágio nas rodovias paulistas não é barata (que coisa… aliás, falando em mentira, não foi isso que ele disse na entrevista ao Roda-Viva) mas considerou isso um mal necessário para manter as estradas em boas condições. É exatamente o discurso padrão que os empresários usam em qualquer tipo de negócio para elevar o preço dos serviços. Não precisam de melhor porta-voz.

O candidato tucano afirmou ainda que o aumento do número de praças de pedágio serve para diminuir os custos de quem viaja distâncias menores. “Às vezes, você aumenta o número de praças para as pessoas que saem antes pagarem menos. E isso tem um custo”.

Depois o Serra fica criando esquadrão antiboatos para desmentir o que ele diz. Não precisa. No caso dele, boato é verdade, mesmo.

PS: Mais cedo, em entrevista à Folha de S.Paulo, o candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu o modelo de pedágios de São Paulo, mas não quis responder se achava os preços altos. Os tucanos pensam da mesma maneira. É importante que sejam entrevistados, pois quanto mais abrem o bico, mais se entregam.

Nenhum comentário: