sábado, 31 de julho de 2010

Mercosul

Ao lado de Mujica, Lula defende fortalecimento da América do Sul

Na quarta reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Uruguai, Jose Pepe Mujica, em um período de cinco meses, os dois mandatários discutiram temas relacionados à integração entre os países e Lula afirmou que ambos buscam uma América do Sul sem conflitos.

" O Uruguai e o Brasil querem uma América do Sul sem conflitos, integrada para alcançar o desenvolvimento, a prosperidade e a justiça social", disse Lula, em declaração à imprensa após reunião entre os presidentes.

O encontro ocorreu hoje na fronteira entre a cidade brasileira de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e a uruguaia Rivera.

Segundo Lula, para estimular o aumento das trocas comerciais entre Brasil e Uruguai, o comércio entre os dois países será feito usando as moedas locais já este ano, sem o uso do dólar.

"Colocaremos em funcionamento esse ano o sistema de pagamento em moeda local entre os dois países. Será uma alternativa adicional para que nossos empresários possam realizar operações comerciais sem ter que pagar comissões e outros custos associados a contratos de câmbio", afirmou.

Durante a declaração, Lula observou que as quatro economias que mais cresceram na América foram de países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Além de Brasil e Uruguai, o bloco é formado por Argentina e Paraguai.

"Lembramos isso aos que, aqui e ali, propalam ou sustentam o fracasso do Mercosul, prevendo até mesmo seu fim", disse Lula.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. No primeiro semestre deste ano as trocas bilaterais somaram US$ 1,3 bilhão, o que representa crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2009. O Brasil é também o principal destino das exportações uruguaias.

Nenhum comentário: