sábado, 31 de julho de 2010

Carta e Maierovitch
mostram a folha corrida de Uribe

Genocida por genocida, até que o Milosevic é mais simpático

A revista Carta Capital que está nas bancas é excelente.

A capa, primorosa, mostra o “conto das teles”, aquele em o Luciano Coutinho caiu: os portuguêses da PT compraram a BrOi e o Jereissati e o Sergio Andrade engordam R$ 3,6 bilhões sem ter colocado um tusta no negócio – clique aqui para ler.

Nas págs. 30 a 35, a Carta, em textos de Paolo Manzo, Rodrigo Martins e Walter Maierovitch, recupera a folha corrida do presidente da Colômbia, Uribe, o novo herói do PiG (*) – clique aqui para ler “PiG joga Serra fora e lança Uribe candidato a Presidente”.

As FARC não ameaçam o poder na Colômbia.

As FARC estão para a Colômbia como a Guerrilha do Araguaia esteve para o Governo do General George Washington, quer dizer, Ernesto Geisel.

Anabolizaram a Guerrilha (e as FARC) para justificar um regime de força.

O depoimento do Coronel Jarbas Passarinho a Maria Inês Nassif, no Valor, é repugnante.

É a estratégia do medo, essa do jenio.

A família Uribe mantém historicamente ligações profundas com os grupos paramilitares.

Os camponeses colombianos têm mais medo dos militares do que do Serra.

A carreira do próprio Uribe se mistura, frequentemente, com os interesses de famílias de narcotraficantes, como os Uchoa, e, por tabela, com Pablo Escobar.

É tão edificante quanto, no Brasil, guardadas as proporções, ser amigo do Ricardo Sergio de Oliveira ou Daniel Dantas.

A matança que as FARC justificam pode levar Uribe à mesma cadeira em que se sentou Milosevic.

Não será a primeira vez que o PiG (*) endeusará um genocida.


Em tempo: registre-se que a Carta desta semana é o único órgão da imprensa escrita que noticiou a derrota do Presidente do Supremo Tribunal Federal na Justiça – clique aqui para ler “Presidente do Supremo perde na Justiça – o que isso significa”. A Carta chama a atenção para expressão que a procuradora Adriana Scordamaglia usou para descrever, com elegância e generosidade, os dois HCs que Gilmar Dantas (**) deu a Daniel Dantas: “acrobacia”.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Clique aqui para ver como um eminente colonista (***) do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista (***) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

(***) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

Artigos Relacionados

Nenhum comentário: