sábado, 26 de dezembro de 2009

Lula, l'homme de l'année 2009, par Eric Fottorino

Aqui, direto do Le Monde.fr

Mas, sempre dá pra pegar carona em alguma tradução...

O Conversa Afiada reproduz sugestão do amigo navegante Mario Augusto:

Enviado em 24/12/2009 às 10:48

Lula é o homem do ano segundo o Le Monde.
É a primeira vez que o jornal homenageia uma personalidade, foi “o cara”.
FHC corta os pulsos hoje.
Serra vai inventar uma homengem no gazeta de Honduras, na Veja, ou no Vale Paraíbano do Piauí com Arthur Virgílio entregando flores.


Em tempo: A tradução, por Pedro Camargo:

Pela a primeira vez em sua história, Le MONDE decidiu designar a pessoa do ano. “Sua” personalidade do ano. O exercício poderia parecer ousado ou banal. Quem distinguir? Com que critérios? Em nome de que valores? Como diferenciar entre grandes e prestigiados colegas estrangeiros, como os semanário americano Times que há muito já ultrapassou esse caminho, elegendo seus “Person of the Year”?

Nossas conversas revelaram o que nos une como Le Monde*. Pelos os últimos sessenta e cinco anos, o título do nosso trabalho é um convite um olhar global, optamos por uma pessoa cujo ação e reputação tornou-se internacional. Fomos cuidadosos para escapar escolhas forçadas que poderiam selecionar o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (era mais o homem de 2008 do que 2009), também ficaram excluídas as personalidades “negativas”, embora a sua ação fosse decisiva para uma nova configuração global: Vladimir Putin e sua tentação-tentativa de reconstituir o império soviético; Mahmoud Ahmadinejad cuja cada palavra e cada ação é um desafio para o Ocidente.

Desde a sua criação, Le Monde, marcado pelo espírito da análise de seu fundador, Hubert Beuve-Méry, quis ser um jornal de (re)construção, senão de esperaça; ele veicula à sua maneira uma parte do positivismo de d’Auguste Comte, tomando defesa dos homens de boa vontade. É porque, por esta primeira designação, que nós desejamos de agora em diante renovar cada ano, nossa escolha racional e de coração incidiu sobre o presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, mais conhecido sob o simples nome de Lula.

Ele nos pareceu, por seu percurso singular, de antigo sindicalista, pelo seu êxito à cabeça de um país tão complexo quanto o Brazil, por sua preocupação para com o desenvolvimento econômico, e a luta contra as desigualdades, e a defesa do meio ambiente, Lula bem merece o prêmio… do mundo.

Quer conferir mais? Vá até o Conversa Afiada, ou acesse o Le Monde...

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS...

Nenhum comentário: