sábado, 28 de novembro de 2009

Edu Física X Edu Artística

Educação física versus Educação artística

Este é o dilema colocado na não discussão do currículo das escolas da rede pública estadual de educação.
Um falso dilema dentro de uma visão egoística de sociedade competitiva e carnívora.
Professores de educação física versus professores de arte educação.
Qual das duas perderá carga horária para a língua portuguesa ou a matemática?
Estamos frente a simplificação cartesiana da educação e o nosso corporativismo somado a necessidade de sobreviver com os poucos recursos de ser professor. Entramos na arena do combate corpo a corpo, com a melhor das intenções: não morrer. Já temos outro um inimigo a combater: o professor da outra disciplina.
E assim, vamos construindo um mapa geopolítico de inimigos e alianças ocasionais (amigos da ocasião). Logo, aquela onda holística que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas e segundo a qual o homem é um todo indivisível, que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente, virou cinzas. Queimada na fogueira da desinformação, (- Não me envolvo em política!) da falta de tempo, (- Tenho sessenta horas, não dá!) da indiferença, (- Outros farão essa discussão por mim!)...
Mas, se consigo admitir que o ser humano (nossos alunos e alunas, também) precisa mais que às habilidades da escrita, da leitura e dos números, tenho que recriar os conhecimentos num currículo crítico, democrático e transformador (Cadernos Pedagógicos 8,1997, Totalidades de Conhecimento, Smed/POA).
A educação física pela qual estamos lutando é a educação física da bola e da quadra? Não é isso que acontece? Bem, se não é isso que acontece... Vivas à Educação Física!
E os professores de educação artística são quem mesmo? Sobras do quadro de professores? Já deixamos de desenhar e pintar com os alunos e alunas? Agora estamos recortando?
Os professores de língua portuguesa e matemática querem quantidade ou qualidade?
Nós queremos o quê?
Alunas e alunos comportados!
É simples?
Mauro

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