sábado, 11 de abril de 2009

Orçamento Participativo no Guajuviras tem público recorde

O bairro Guajuviras completa 22 anos no próximo dia 17 de abril. O prefeito de Canoas/RS, Jairo Jorge, na abertura da reunião do Orçamento Participativo de quarta-feira, 9, fez referência à data e ressaltou a participação expressiva dos moradores na decisão dos rumos da cidade. Os aplausos vieram de pronto pelo grande público que estava no Centro de Atendimento Integrado a Criança (Caic do Guajuviras), região Nordeste.
540 presentes, 487 credenciados, 24 delegados e 20 suplentes. Estes são os números da participação popular na região Nordeste. Os dados apontam para a maior participação na cidade até esta reunião do OP. Os moradores desta região, composta pelos bairros São José, Igara, Olaria, Guajuviras, Estância Velha e Marechal Rondom escolheram as suas prioridades numa plenária marcada pelo protagonismo participativo da região, como demonstram os dados.
Ruth Cristiane de Souza Teixeira, estudante de magistério e moradora do Loteamento Sete de Outubro, na Estância Velha foi até o Caic disposta a pedir uma atenção maior a educação na cidade. Ela elegeu este tema como uma de suas prioridades, valorizando o espaço de participação aberto no OP Canoas. “Os moradores são os que sabem o que a cidade precisa. Acho importante a participação de jovens na política, e acredito que a juventude precisa de mais qualidade na educação”, diz Ruth.
Lenise Calvett, moradora do bairro Nova Estância veio a esta edição disposta a apontar as principais necessidades da sua região, acreditando que o processo de participação não acaba aqui. “É mais uma opção para poder participar. Depois quero cobrar o que estamos apontando”, pondera Lenise.
As prioridades escolhidas nesta plenária do Orçamento Participativo foram em 1º lugar Saneamento para Todos, seguido consequentemente por Canoas Mais Segura, Guarda Comunitária, Canoas Iluminada, Canoas Saúde Humanizada, Centro de Especialidades Médicas, Programa de Prevenção de Drogas e Tratamento de Dependentes Químicos, Projeto Escola Comunidade, Qualificação e Humanização no Hospital Nossa Senhora das Graças, Canoas Jovem.
A próxima edição do Orçamento Participativo acontece em 15 de abril, na região Noroeste, que abrange os bairros São Luis, Mathias Velho, Harmonia e Centro. O evento será na Escola Estadual São Franscisco de Assis, que fica na rua Campinas 2020, no Mathias Velho.
Josias Bervanger

Nenhum comentário: