sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Povão e a crisiiiiiii

Cheguei a pouco do supermercadinho do bairro em que moro, na grande Porto Alegre, e percebi que o Povão está num tremendo esforço de superação desta crisiii, que as famílias donas dos meios de comunicação tentam e tentam nos enfiar no brasil deles. O brasil de privilégios deles.
Hoje, sexta-feira, a santa, percebi, mais uma vez, que o nosso Brasil é diferente do brasil deles. Quando me deparei com todas as caixas do mercadinho funcionando a todo vapor e as filas não diminuirem; famílias saindo com suas compras; famílias chegando para comprarem, e as filas imensas, percebi, por certo, esse supermercadinho está a pleno em todos os seus postos de trabalho, e nós, os consumidores estamos a pleno em nossas compras de alimentos. Entendi a crisiii: O Povão está comendo! A fome está diminuindo! Mas os jornalões estão inconformados com a demora que isto vem acontecendo. Esse governo deve ser mais célere e fazer, nestes oitosss anos, o que jamais foi feito em QUINHENTOS!
Nunca vi o meu povo comprando tanta comida. E não venha um desavisado arrotar que estão fazendo estoque, amedrontados com a crisiii dos jornais e revistas semanais. Nada do que vai nos carrinhos lembra desespero, mas cuidado em comprar com qualidade e variedade. Esse é o País que eu quero, pelo qual venho lutando com minhas ideias e o meu trabalho.
As soluções ainda estão longe, mas de qualquer forma já estamos emprestando dinheiro para o FMI. Então, que tal está? O nosso País de um Presidente operário, sem diploma escolar, está a fazer o que sociólogos e economistas cheios de teses jamais ousaram sonhar. Muito menos, pensaram em fazer.
Fico a analisar os discursos do prefeito de Porto Alegre, e também, da governadora do RGS. Meu Deus, somente choros e lamentos. Só pensam o contrário do caminho que está traçado para o País. A Capital dos gaúchos nunca esteve tão feia e desumana. O Estado gaúcho nunca esteve tão abandonado pelo seu governo, basta ler as poucas notícias que temos sobre a nossa saúde e os surtos que a toda hora nos assolam. Hoje, vivemos o risco da febre amarela.
Façamos um esforço imaginativo, e como exercício de baixa complexidade, vamos dizer que esse governo corrupto no RGS é do PT. Isso, não foi ela, mas o Tarso que venceu as eleições, o que será mesmo que os donos dos jornais, rádios e televisões estariam noticiando sobre a febre amarela no Estado? E as denúncias de corrupção no Detran? Onde estão? Para onde foram? O gato comeu! Cadê o gato? Ninguém mais viu! Será que se arrependeu? Fugiu!
Rezo para que o PT ganhe as eleições para o governo do Estado do RGS, assim, as famílias donas da comunicação voltarão a noticiar as dificuldades e os sofrimentos dos gaúchos. Tudo visto através de uma grande lente de aumento. Os repórteres farão um jornalismo investigativo do mais alto nível, haja visto, o grande trabalho que fizeram em minha cidade - Canoas/RS - quanto as denúncias de corrupção que por seis anos nos assolaram. Ah, desculpe, não poderiam fazer nada, o patrocínio para o concurso Miss RGS e programas de esportes vinham dos cofres públicos de Canoas.
Como denunciar quem me paga? Por certo, não fizeram um jormalismo que brigou pelo povo de Canoas.
Querem falar de crisiii... Vamos discutir essa: O conflito de interesse entre o patrocinador e a informação!
Quando o jornalismo quer o mesmo status social e econômico, daqueles que entrevista em ilhas Caras, vai descobrir, muito tarde, que precisou vender a alma, o seu leitor e o seu povo. E perdeu a credibilidade!

Nenhum comentário: